Livro I – Capítulos
1-6 Levantamento do ensino pós-ressurreição de Jesus; descrição da descida de um poder de luz sobre ele no Monte das Oliveiras, na presença de seus discípulos; sua ascensão e descida.
7-10 Discurso de Jesus sobre suas vestes de luz, sua encarnação; a encarnação de João Batista e dos discípulos.
11-16 Relato de Jesus sobre sua ascensão vestindo a vestimenta de luz; a rebelião dos aeons contra a luz e a remoção do poder daqueles que se rebelaram.
17-18 Interpretação de Mariam, citando Isaías 19.3,12.
19-27 Respostas de Jesus às perguntas de Mariam e Filipe.
28-31 Outro relato de Jesus sobre sua passagem pelos éons vestindo a vestimenta de luz; relato de sua descoberta da Pistis Sophia abaixo do 13º aeon; seu reconhecimento da vestimenta de luz; a saída do 13º aeon pela Pistis Sophia.
32-57 13 arrependimentos da Pistis Sophia, proferida por Jesus, interpretada por vários discípulos, citando passagens dos Salmos.
47-48 Após o 7º arrependimento, uma descrição de Jesus de sua tomada da Pistis Sophia para outro lugar no Caos.
52 Após o 9º arrependimento, uma descrição de Jesus de sua remoção da Pistis Sophia do Caos.
58 Outro relato de Jesus sobre sua ajuda à Pistis Sophia no Caos, levando-a a um lugar mais elevado. Uma canção de louvor da Pistis Sophia interpretada por Salomé, citando o Salmo de Salomão 5.
59 Discurso de Jesus sobre o seu poder-luz que se tornou uma coroa de luz para a Pistis Sophia. Interpretação de Maria, mãe de Jesus, citando o Salmo de Salomão 19.
60-62 Outro relato de Jesus sobre a salvação da Pistis Sophia. O encontro de dois poderes de luz que se tornou um grande derramamento de luz. Interpretações de Mariam, citando o Salmo 84; por Maria, mãe de Jesus, citando o Salmo 84; relato de Maria sobre a união infantil de Jesus com seu próprio Espírito. Interpretações de Mariam e Maria, citando Salmo 84, Mateus 3.13 e Lucas 1.39.
Livro II – Capítulos
63 Interpretação de João, citando o Salmo 84.
64-65 Discurso do Primeiro Mistério: outro relato da salvação da Pistis Sophia através do encontro de dois poderes de luz para se tornar um derramamento de luz. A tomada da luz ao Caos por Michael e Gabriel. Interpretação de Pedro, citando Ode de Salomão 6.
66-67 Relato do Primeiro Mistério das aflições da Pistis Sophia pelos Authades e Adamas, o Tirano, no Caos; seu grito de socorro; o envio de Miguel e Gabriel para carregá-la nas mãos e guiá-la para fora do Caos; o derramamento de luz que se tornou sua coroa. O pisoteio dos poderes do Caos pela Pistis Sophia e o Primeiro Mistério. Interpretação de Tiago, citando o Salmo 90.
68-76 Canções de louvor à Pistis Sophia, ditas pelo Primeiro Mistério. Interpretações de vários discípulos, citando as Odes de Salomão e os Salmos. Relato do Primeiro Mistério sobre a chegada da Pistis Sophia a um lugar abaixo do 13º aeon; discurso sobre os três tempos; relato do abandono da Pistis Sophia abaixo do 13º aeon.
77-80 Discurso do Primeiro Mistério, sentado no Monte das Oliveiras, antes do envio de sua veste do 24º Mistério; a perseguição da Pistis Sophia por Adamas; seu grito de socorro. Interpretação de Tiago, citando o Salmo 7. Relato do Primeiro Mistério das palavras ditas pela Pistis Sophia a Adamas e aos arcontes; seu grito de socorro para a luz. Interpretação de Marta, citando o Salmo 7.
81-82 Relato de Jesus sobre sua tomada da Pistis Sophia no 13º aeon; o reconhecimento da Pistis Sophia pelos 24 invisíveis; seu cântico de louvor a Jesus e agradecimento por sua libertação. Interpretação de Filipe, citando o Salmo 106.
83-90 Respostas de Jesus às perguntas dos discípulos: sobre os 24 invisíveis; na precedência das almas que receberam mistérios neste mundo sobre todas aquelas dentro do Tesouro da Luz; na magnitude dos ajudantes; nas fileiras para as quais as almas podem ir, de acordo com os mistérios que receberam.
91-96 Outro discurso sobre as fileiras para as quais as almas podem ir; naqueles que receberam o mistério do Inefável; neste mistério como fonte de todo conhecimento; desespero dos discípulos e resposta de Jesus que este mistério é fácil para quem renuncia ao mundo; outro discurso sobre o conhecimento deste mistério; a ascensão desimpedida às alturas das almas daqueles que receberam este mistério e seu co-governo com Jesus.
97-99 Respostas de Jesus às perguntas sobre os mistérios do Inefável, os doze mistérios do Primeiro Mistério e os mistérios da luz; a necessidade da humanidade de purificação pelos mistérios.
100-101 Resposta do Salvador a uma pergunta de André sobre a situação da humanidade; a herança pelos discípulos do Reino da Luz.
Livro III – Capítulos
102 Discurso de Jesus sobre a renúncia ao mundo para ser salvo dos castigos de Amente; sobre pregar ao mundo e os meios de ir para o Reino da Luz.
103-110 Respostas do Salvador às perguntas dos discípulos sobre o perdão em relação aos mistérios.
111 Discurso do Salvador sobre a contrapartida de poder, alma e espírito que compele os homens a pecar.
112-113 Discurso de Jesus sobre a escravidão da alma à contraparte espiritual e ao destino; a eficácia dos mistérios. Interpretação de Maria, citando os Evangelhos e Romanos.
114-125 Respostas do Salvador às perguntas dos discípulos sobre a eficácia dos mistérios no perdão dos pecados. Interpretações dos discípulos, citando os Evangelhos e o Salmo 31.
126 Resposta de Jesus a uma pergunta de Maria sobre as trevas exteriores e os locais de castigo; o dragão de doze câmaras, com a cauda na boca; os nomes dos arcontes de cada câmara.
127-135 Respostas do Salvador às perguntas de Maria e Salomé. Discurso sobre o dragão das trevas exteriores; na escravidão da alma aos arcontes do Heimarmene; na contraparte espiritual e no destino; na liberação por meio dos mistérios; nas almas dos patriarcas e profetas.
Livro IV – Capítulos
136 Oração ritual de Jesus após a sua ressurreição, na presença dos seus discípulos; descrição do vôo dos céus, do mundo e do mar para o oeste, com Jesus e os discípulos pairando no ar no caminho do Meio.
137-140 Discurso de Jesus sobre a separação dos arcontes de acordo com a prática dos mistérios da relação sexual; em cinco arcontes que são identificados como planetas; em outros cinco arcontes que incitam os homens à maldade e os levam à destruição. Discurso sobre a purificação das almas; identificação dos éons da esfera com os signos do zodíaco; os tormentos das almas.
141-143 Visão dos discípulos de fogo, água, vinho e sangue; mistérios da luz trazida por Jesus ao mundo, que perdoa os pecados. Ritual de fogo, ramos de videira, vinho, água e pães. Oração de Jesus ao seu Pai pelo perdão dos discípulos. Discurso sobre os mistérios do batismo de fogo, água e espírito.
(Interrupção por lacuna de 8 páginas)
144-148 Respostas de Jesus a perguntas sobre a punição de vários pecados; oração a Jesus por compaixão, proferida pelos discípulos em Amente.