Escritos Gnósticos — Pistis Sophia
Segundo Roberto Pla, o Tratado do Salvador, constante do códice encontrado por A. Askew em 1850, códice este denominado “Pistis Sophia” reunindo dois tratados, não gozou de grande fortuna crítica. Assim não houveram leituras atentas deste tratado pertencente ao códice intitulado como um todo “Pistis Sophia”. O Tratado do Salvador por si só é usado por Roberto Pla na sua exegese do Evangelho de Tomé – Logion 71 (v. moira) e na correlata parábola de Jesus no Evangelho de Lucas (Fogo sobre a terra).
Ainda segundo Roberto Pla, neste tratado atribuído ao gnóstico Valentino, mas que parece ter sido escrito no século III, se explica entre as brumas do simbolismo gnóstico que João Batista foi concebido por sua mãe Isabel segundo a “força” (espírito) de Iao o Bom, com a alma de Elias o profeta e o soma da pessoa chamada João Batista.
Recorde-se que no relato testamentário do arrebatamento de Elias, se diz que Eliseu pediu e não obteve “duas partes” do Espírito de Elias. Novamente vem a confusão pela palavra “espírito” (pneuma), adotada pelos LXX para traduzir ruah e nesamah, que são, efetivamente, os dois terços superiores do conjunto psíquico, pertencente à região mediana, que nós agora entendemos por alma.
Estas duas partes da “alma” de Elias não pôde obtê-las Eliseu e somente recolheu o “manto”, a parte inferior da alma, nefes. Não obstante, com a força de nefes pôde voltar a passar as águas e enganar aos profetas da comunidade que creram que havia obtido “o espírito de Elias” (2R 10, 13-15). Em uma tentativa de fazer compatível o vocabulário do relato valentiniano e o evangélico podemos dizer que segundo a declaração do Anjo do Senhor recolhida em Lucas, o “Espírito de Elias” corresponde com a alma (ruah) e nesamah de Elias, a força de Iao, e “o poder de Elias” corresponde com o Espírito de Deus e o espírito (pneuma). É importante que tanto na Pistis Sophia como no terceiro evangelho, a inclusão deste dado significa a aceitação da “metensomatose”, quer dizer, a repetição do ciclo de mutações no soma (reencarnações) antes de alcançar o último céu.
Obra à venda: LA GNOSIS ETERNA II: ANTOLOGÍA DE TEXTOS GNÓSTICOS GRIEGOS, LATINOS Y COPTOS. PÍSTIS SOPHÍA / FE SABIDURÍA (PLIEGOS ORIENTE)
Obra na Internet
*PISTIS SOPHIA EM ESPANHOL
*PISTIS SOPHIA (1896)
*PISTIS SOPHIA (tradução de G.R.S. Mead)
Excertos e estudos
*BIBLIOGRAFIA
*PISTIS SOPHIA I
*LIVROS DO SALVADOR
*A FIGUEIRA