“O que é oração? Qual é sua essência? Como podemos aprender a orar? O que experimenta o espírito do cristão enquanto ora com humildade de coração?” — vide Prece — O que é?
Estas são as questões que esta obra se propõe responder. Ela apresenta uma figura da oração em seus vários graus, da prece ordinária a prece contínua do coração; acima de tudo, entretanto, preocupa-se com uma prece em particular, conhecida na Igreja ortodoxa como a Oração de Jesus. Uma das mais simples de todas as preces cristãs, esta consiste em uma breve sentença, “Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tende piedade de mim” (sete palavras em grego e russo).
O compilador, Higumeno Chariton, foi um monge ortodoxo russo, membro da antiga e histórica comunidade de Valamo, situada em uma ilha no Lago Ladoga, na fronteira entre Finlândia e Rússia. Tendo entrado na comunidade no início do século XIX, veio a ser seu superior durante o período entre as duas guerras mundiais, em uma época em que Valamo ainda se situava fora do domínio soviético.
Esta antologia nasceu de um livro de notas onde o monge registrou as indicações recolhidas dos vários escritos da tradição cristã. Em 1936 decidiu publicar seu trabalho na esperança que pudesse ser útil a outros praticantes da Oração de Jesus, deixando sempre que suas anotações falassem por si próprias, sem qualquer comentário ou adição de sua lavra.
O livro reúne assim uma coleção preciosa de ditos e instruções de vários autores dos séculos IV-XII, sendo a maioria de autores russos do século XVIII.