Origenes Primeiro Dia

Orígenes — HOMÍLIAS SOBRE OS GÊNESIS
Criação. O primeiro dia.
«No princípio, Deus fez o céu e a terra». Qual é o começo de tudo, senão nosso Senhor e «Salvador universal», o Cristo Jesus, «primeiro nascido de toda criatura»? Ora é neste princípio, que dizer em seu Verbo que «Deus fez o céu e a terra», segundo o que diz o Evangelista João no início de seu Evangelho: «No princípio era o Verbo, e o Verbo estava em Deus e o Verbo era Deus». Ele estava no princípio em Deus. Tudo por ele foi efeito e sem ele nada não foi feito. » A Escritura não fala de um princípio temporal; mas ela diz que é «neste princípio» que está o Salvador, que foram feitos o céu e a terra e «tudo o que foi feito».

Mas a terra era invisível e informe; as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus se movia sobre as águas». A terra era invisível e informe antes que Deus tivesse dito: «Que a luz seja», e antes que tivesse separado a luz das trevas, segundo o indica a ordem do relato. Em seguida, Deus ordena que o firmamento seja, e chama-o «céu». Quando voltarmos nisto diremos a diferença que há entre céu e firmamento e porque o firmamento foi chamado Céu; mas agora é dito: «As trevas cobriam o absimo». Qual é este abismo? É aquele no qual se encontrarão «o diabo e seus anjos». É claramente designado no Evangelho quando é dito do Salvador que os demônios que o perseguiam «lhe demandaram de não comandar de ir no abismo».

Também Deus dissipa as trevas, segundo está escrito: «E Deus disse: Que a luz seja! E a luz foi. E Deus viu que a luz era boa; e Deus separou a luz e as trevas. E Deus chamou a luz Dia; e chamou as trevas Noite. E houve uma noite, e houve uma manhã: foi um dia. »

A explicação literal, é que Deus chama a luz Dia e as trevas Noite.

Mas, segundo o sentido espiritual, vemos porque Deus, depois de ter, neste «princípio» de que falamos acima, «feito o céu e a terra», depois de ter dito: «Que a luz seja», depois de ter separado a luz e as trevas, chamado a luz Dia e as trevas Noite e dito que houve uma noite e que houve uma manhã, vemos porque Deus disse: «Foi um dua» e não «Foi o primeiro dia».

É porque o tempo não existia antes do mundo, mas que começou a partir dos dias seguintes. É o segundo, o terceiro, o quarto e os outros dias que começam a designar o tempo.