Origenes Balthasar Imagem Verbo

Urs von Balthasar — OrígenesEspírito e Fogo
Tradução da versão inglesa Origen — Spirit & Fire
A imagem da Verbo
*Mas a “imagem de Deus” na alma é, em um exame mais próximo, a imagem do Logos (76).
*Pois nele o Pai criou todas as coisas, formou todas as outras imagens de acordo com seu ideal. O Logos é a razão primordial, o espírito primordial, a vida primordial, e somente em uma relação inteiramente pessoal e dinâmica com ele o homem interior vive e cresce (77-84).
*O fundamento da alma é como uma janela aberta através da qual entra os raios iluminantes do Logos que está presente em cada espírito como consciência pessoal (83).
*A questão se o Logos e o espírito humano são diferentes Orígenes evita por meio da imagem escriturária da “proximidade” (82).
*Mas nem por um instante Orígenes pensava em panteísmo (84).


Resumo com citações de Orígenes
Mas a “imagem de Deus” na alma é, em um exame mais próximo, a imagem do Logos (76).
Assim Deus criou o homem … na imagem de Deus criou ele (Gen 1,27). Devemos ver o que esta imagem de Deus é … O que mais poderia esta imagem de Deus ser … exceto nosso Salvador que é “primogênito de toda criação” (Col 1,15)?
O Logos é a razão primordial, o espírito primordial, a vida primordial, e somente em uma relação inteiramente pessoal e dinâmica com ele o homem interior vive e cresce (77-84).
É claro que a fonte daquela vida que é pura e não misturada com nada reside nele que é “primogênito de toda criação” (Col 1,15). Extraindo desta fonte, aqueles que tem uma participação em Cristo verdadeiramente vivem aquela vida. Mas aqueles que tentam viver aparte dele, assim como não têm a verdadeira luz, também não têm a verdadeira vida.
Pois, dado que ele é a invisível “imagem do Deus invisível (Col 1,15), ele mesmo concede participação nele a todas as criaturas racionais de tal maneira que a participação que cada um deles recebe dele é comensurada com o amor passional com o qual agarram-se a ele.
Ele foi a verdadeira luz que ilumina cada homem que vem ao mundo (Jo 1,9). O que quer que seja de natureza racional tem uma participação na verdadeira luz; e todo ser humano é de natureza racional. Mas enquanto todos os seres humanos participam na palavra, o poder do Verbo aumenta em alguns e diminui em outros. Se vês uma alma cheia de paixão e pecado, vês aí o poder do Verbo decrescendo. Se vês uma alma santa e justa, verá o poder do Verbo produzindo fruto dia a dia, e o que foi dito de Jesus aplicarás ao justo: pois não foi apenas para ele mesmo que “Jesus aumentou em sabedoria e em idade, e em favor com Deus e o homem” (Luc 2,52).
O fundamento da alma é como uma janela aberta…
Dieu fit donc l’homme, et il le fit à l’image de Dieu. Il nous faut voir quelle est cette image de Dieu et chercher à la ressemblance de quelle image l’homme a été fait. Car il n’est pas dit que Dieu fit l’homme à son image et à sa ressemblance, mais qu’ « il le fit à l’image de Dieu ». Quelle est donc cette image de Dieu à la ressemblance de laquelle l’homme a été fait ? Ce ne peut être que notre Sauveur. Il est « le premier né de toute créature » ; de Lui il est écrit qu’il est « la splendeur de la lumière éternelle et la forme visible de la substance de Dieu » ; il dit de lui-même : « Je suis dans le Père et le Père est en moi » et « qui me voit, voit le Père ». En effet, celui qui voit l’image de quelqu’un voit celui que l’image représente ; ainsi par le Verbe de Dieu, qui est l’image de Dieu, voit-on Dieu. C’est donc bien la vérité quand Il dit : « qui me voit, voit le Père. » (Homilias sobre o Gênesis))
É claro que a fonte desta vida que é pura e não misturada com nada mais reside naquele que é “o primogênito de toda criação” (Col 1,15). Retirando desta fonte, aqueles que têm parte em Cristo verdadeiramente vivem esta vida. Mas aqueles que tentam viver à parte dele, assim como não têm a verdadeira luz, não têm a verdadeira vida. Origenes In Joannem
Posto que ele é a invisível “imagem do invisível Deus” (Col 1,15), ele próprio doa participação nele mesmo a todas as criaturas racionais de tal maneira que a participação cada uma delas recebe dele é comensurada ao amor apaixonado que se agarram a ele.1
A questão se o Logos e o espírito humano são diferentes
Mas nem por um instante Orígenes pensava em panteísmo

  1. Soa Pelágio, mas segundo Balthasar, o sentido aqui é a transição da presença potencial do Verbo na alma em presença atual e vivente. Esta transição é realizada somente através de apropriação cooperativa pela própria alma.[]