Origenes Balthasar Eikon

Orígenes — Espírito e Fogo — Urs von Balthasar
Imagem de Deus
De todas as criaturas, apenas a alma dotada de razão “participa” na vida de Deus. O ser humano é assim “participante” (methexis) em Deus (como espírito-alma: “homem interior”) e “criado” por Deus (como alma vivente (psyche) e corpo (soma): “homem exterior”) (68-70). Este duplo aspecto está conectado em Orígenes, no contexto do mito da vida antecedente, com o duplo aspecto da (pré-) existência “celestial” e a existência “terrestre” causada pelo pecado (71), e assim também com o ser humano “pneumático” (pneumatikos) e “psíquico” de S. Paulo, assim como ao duplo relato da criação do homem no Gênesis: ser humano de segundo “a imagem e a semelhança de Deus” e ser humano do “ do solo” (69, 72). Deve-se notar aqui que a alma (conforme criada) também tem um corpo no céu, embora espiritual. Assim o corpo (soma) não é em si a conseqüência do pecado, mas apenas o corpo terrestre grosseiro e desordenado.

A imagem (eikon) primordial do ser humano celestial em nós se manifesta em Cristo; Vivendo de acordo com este modelo podemos restaurar a obscurecida “imagem do celestial” em nós (72-74). De fato, por nosso livre esforço o estado final será ainda mais alto do que o inicial: a “semelhança” livremente obtida transforma-se em uma “imagem”, torna-se uma realidade (75) (um motivo que, através de Orígenes, veio a ter grande significância entre os Padres posteriores).

68. Tout ce que Dieu allait faire était constitué d’esprit et de corps
69. La condition de l’homme
70
O ser humano feito por Deus a sua imagem e semelhança foi o primeiro a ser assim denominado, e é assim ser humano no sentido verdadeiro. (Comentários sobre os Salmos (4,3)
71. Il y a deux images dans l’homme
72. Recouvrer la forme de l’image de Dieu
73
Não somos comandados a arrancar e destruir os impulsos naturais da alma, mas a purificá-los, ou seja, purgar e botar para fora as coisas sujas e impuras que a eles se associaram por nossa negligência de modo que a vitalidade natural de seu poder inato possa resplandecer. (Homilias sobre Josué 22,4)
74. Ceux qui sont appelés dieux
75. La ressemblance elle-même progressera