Origenes Balthasar Auto-conhecimento 18

von BalthasarORÍGENES — ESPÍRITO E FOGO
Excertos de Homílias ao Levítico

Coisas sagradas não devem ser buscadas em um lugar mas em ações e vida e costumes. Se estes se acham em acordo com Deus e em acordo com o mandamento de Deus, mesmo se estais em casa, mesmo se no mercado — no mercado digo eu? — mesmo se estiveres no teatro mas devoto à Palavra de Deus, não duvides que estais em um lugar santo. Ora não penses que Paulo, quando entrou no teatro ou quando veio ao Areopagus e pregou Cristo aos atenienses, estava em um lugar santo? E também quando andava entre os altares e ídolos dos atenienses onde encontrou a inscrição: “Ao deus desconhecido” (Atos 17,23) que vem o ponto de partida de sua pregação do Cristo, mesmo aí, enquanto “passando” pelos “altares” dos gentios, estava em um lugar santo porque estava pensando coisas santas.

Não busco um “lugar santo” (Lev 24,9) na terra mas no coração. Pois a alma espiritual é chamada um “lugar santo”. Eis porque o Apóstolo diz: “não dê espaço ao diabo” (Ef 4,27).

Penso que recebemos nossa alma e nosso corpo como um depósito de Deus. E gostarias de ver um depósito ainda maior que recebestes de Deus? Deus confiou a sua alma sua própria “Imagem e Semelhança”. Isto portanto que foi emprestado a ti deve ser retornado na mesma condição perfeita na qual a recebeste… Não foi este o mandamento sagrado do apóstolo dado a seu discípulo escolhido quando disse: “Ó Timóteo, guarde o que lhe foi confiado” (1Tim 6,20)? E ainda adiciono isto, que recebemos Jesus Cristo como um “depósito” e temos o Espírito Santo como um “depósito”.