Nuvem Prologo

A Nuvem do Desconhecido
ORAÇÃO

Ó Deus, a quem todos os corações estão abertos, para quem todo desejo é eloquente e diante de quem nada secreto está oculto; purifica os pensamentos de meu coração, e derrama teu Espírito, para que eu possa amar te com amor perfeito e louvar te como tu mereces. Amém.

Prólogo

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Qualquer que sejas o que tem em tuas mãos este livro, hás de saber que te imponho uma séria responsabilidade e as mais severas sanções que possam suportar os laços do amor. Não importa que este livro seja teu, que o estejas guardando para outro, ou que o tenhas emprestado. Não o haverás de ler, nem escrever ou falar dele, nem permitir que outro o faça, a menos que creias realmente que é uma pessoa que, por cima e mais além das boas obras, se decidiu a seguir Cristo (na medida do humanamente possível com a graça de Deus) até as mais íntimas profundidades da contemplação. Faça o que possas para averiguar primeiro se é dos que tenham sido fiéis durante algum tempo às exigências da vida ativa, pois, do contrário, não estarás preparado para aprofundar nos conteúdos deste livro.

Te encarrego, além do mais, com a autoridade do amor, que se dás este livro a outro, o advirtas, como eu te advirto a ti, que se tome o tempo necessário para lê-lo do princípio ao fim. Pois é possível que certos capítulos não tenham consistência por si mesmos e exijam a explicação dada em outros para completar seu significado. Temo que alguém leia somente algumas partes e caia rapidamente em erro. Para evitar semelhante desatino te peço a ti e a qualquer outro que leia este livro que, por amor, faça o que o digo.

Com respeito a fofoqueiros, aduladores, escrupulosos, agenciadores, intrometidos e hipercríticos, os rogo que apartam seus olhos deste livro o mais rapidamente possível. Nunca tive intenção de escrever para eles e prefiro que não se intrometam neste assunto. Isto vale também para os curiosos, sejam ou não pessoas cultas. Podem ser boas pessoas segundo os princípios da vida ativa, mas este livro não se adapta a suas necessidades.

Há, no entanto, alguns realmente comprometidos na vida ativa a quem a graça vai preparando para captar a mensagem deste livro. Penso em todos aqueles que sentem a ação misteriosa do Espírito no mais íntimo de seu ser, movendo-os ao amor. Não digo que em todo momento sintas tu este impulso, como o sentem os contemplativos já avançados, mas de quando em quando saboreiam algo desse amor contemplativo no centro mesmo de seu ser. Se tais pessoas chegaram a ler este livro, penso que os serviria de grande estímulo e alento.

Dividi esta obra em setenta e cinco capítulos. O último trata mais especificamente dos signos que indicam se a pessoa em questão está chamada ou não à oração contemplativa.

Introdução

Te peço, meu querido amigo em Deus, que estejas alerta e atento ao caminho pelo qual avanças em tua vocação e agradeça a Deus esta chamada, pois com a ajuda de sua graça poderás manter te firme frente aos sutis assaltos dos inimigos que te acossam desde dentro e de fora, a fim de que possas ganhas o prêmio da vida eterna. Amém.