Nuvem Graus

A Nuvem do Desconhecido
DOS QUATRO GRAUS DA VIDA CRISTÃ; DO DESENVOLVIMENTO DA VOCAÇÃO DAQUELE PARA QUEM ESCREVI ESTE LIVRO

Meu querido amigo: quisera te comunicar quanto observei sobre a vida cristã. Em geral, esta parece avançar através quatro etapas de crescimento que chamo a comum, a especial, a singular e a perfeita. As três primeiras podem iniciar-se e manter-se nesta vida mortal, mas a quarta, ainda que iniciada aqui, continuará sem fim até a alegria da eternidade. Te dás conta que ordenei estas etapas dentro de uma ordem concreta? O fiz porque creio que nosso Senhor em sua grande misericórdia te está chamando a avançar seguindo seus passos. Advirto a chamada que te faz no desejo para com ele que arde em teu coração.

Tu sabes que durante um tempo vivias a forma comum da vida cristã em uma existência mundana e rotineira com teus amigos. Mas creio que o amor eterno de Deus que te criou do nada e te «redimiu» da maldição de Adão por meio do sacrifício de seu sangue, não podia consentir que vivesses uma vida tão comumente afastada dele.

Deste modo, com delicadeza esquisita, despertou o desejo dentro de ti e, atando-o rapidamente com a rede da ânsia amorosa, te atraiu mas próximo dele, com essa maneira de viver que chamei especial. Te chamou a ser seu amigo e, em companhia de seus amigos, aprendeste a viver a vida interior com mais perfeição do que era possível na vida comum e ordinária.

Há algo mais? Sim, pois creio que, desde o princípio o amor de Deus por ti foi tão grande que seu coração não pôde permanecer nem sequer satisfeito com isto. Que fez? Não vês que gentileza e suavidade te trouxe a terceira via, a vida singular? Sim, agora vives no centro mais profundo e solitário de teu ser aprendendo a dirigir teu ardente desejo até a forma mais alta e definitiva de amor que chamei de perfeita.