Nicéforo o Solitário — Seleção de Jean Gouillard
Simeão, o novo teólogo
“Desde o dia em que a desobediência baniu o homem do paraíso e da relação com Deus, o diabo ( e seus demônios (diabolos) ) têm licença para agitar espiritualmente a alma (psyche) do homem, de dia e de noite, ora pouco, ora muito, às vezes muitíssimo. O único meio de se proteger é a lembrança constante de Deus: a lembrança de Deus, gravada no coração (kardia) pela virtude da cruz, fortifica inabalavelmente o espírito. Esse é o objeto do combate espiritual que o cristão deve travar no estádio da fé cristã e para o qual vestiu a armadura. Se não for assim, ele combate em vão. Esse combate é a única razão da ascese variada pela qual se maltrata o corpo (soma) por causa de Deus. É fazer cederem as entranhas do Deus de Bondade, recobrar a dignidade primitiva e imprimir Cristo na razão, como um timbre, conforme as palavras do Apóstolo: “Meus filhos, sofro as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós” ( Gl 4,19 ) “.
Agora, meus irmãos, compreendeis que existe uma arte, ou antes, um método espiritual, para levar rapidamente, à apatheia e à teopsia, aquele que o emprega. Estais convencidos de que a vida ativa, inteira, conta, diante de Deus, tanto quanto as folhas da árvore? E que a toda alma (psyche) que não possui a guarda do espírito, o fruto, aquela para nada lhe servirá? Façamos tudo para não morrer estéreis e não precisar sentir arrependimentos inúteis.
Pergunta: Vosso tratado contou-nos a conduta dos que agradaram ao Senhor; ensinou que existe uma ocupação que liberta prontamente a alma (psyche) de suas paixões; e que ela é necessária a todo cristão que se alista no exército de Cristo. Quanto a isso, não temos mais dúvida; estamos convencidos. Mas o que é a atenção (epimeleia)? Como alcançá-la? É o que gostaríamos de saber, pois não temos sobre isso a menor ideia.
Resposta: Em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, que disse: “Sem mim, nada podeis fazer” ( Jo 15,5 ), e depois de invocar seu socorro e seu concurso, vou tentar mostrar, o melhor que puder, o que é a atenção (epimeleia); e como, com a graça (kharis) de Deus, é possível atingi-la.