Mundos [ITK]

Isaïe Tishby, “La Kabbale” [ITK]

A doutrina da Cabala tal qual constituída através dos séculos, comporta uma concepção cosmológica segundo a qual a existência inteira, do topo das Sephiroth superiores à terra, é formada como um edifício de quatro andares, do qual cada compartimento constitui um mundo completo e especial. Estes quatro mundo são: Emanação, Criação, Formação e Fazimento.

A opinião mais admitida, a respeito destes mundos é a seguinte:

  • A Emanação é a região das Sephiroth.
  • A Criação comporta o Trono Glorioso, os Sete Palácios e as entidades superiores da Carruagem Divina.
  • A Formação comporta os Anjos cujo chefe é Metatron.
  • O Mundo do Fazimento é o cosmos material no qual residem as milícias dos céus, os humanos e as cascas.

No Zohar pouco se fala destes mundos diretamente, e muito pouco de sua ordem e composição. Nos escritos dos filósofos judeus encontramos dois gêneros de mundos: os partidários do neoplatonismo admitem a disposição cosmológica platônica — o mundo da inteligência (das ideias), o mundo psíquico e o mundo natural, tendo os três mundos regiões espirituais superiores que são mediadoras entre a Divindade e este mundo aqui, e que contêm as raízes dos diferentes seres do cosmos inferior.

Os filósofos aristotélicos falam do mundo superior, do mundo mediano e do mundo inferior, nos quais se encontram os Anjos (as inteligências distintas), as esferas astrais e a terra. A teoria de Aristóteles se encontra em grande parte nos primeiros cabalistas.