Marcos o Asceta — DA LEI ESPIRITUAL
Resumos a partir da tradução inglesa e francesa da Philokalia
Se queres triunfar sobre as paixões entra em ti-mesmo pela oração e com a ajuda de Deus; em seguida, desce às profundezas de teu coração e ali destrói a esses três terríveis gigantes: o esquecimento, a preguiça e a ignorância. Eles são os três principais auxiliares de nossos inimigos espirituais. Todas as demais paixões, sustentadas por eles, chegam ao coração, atuam, vivem e se fortificam nas almas que se deixam ir ou naquelas que falta formação. Mas se, por meio de uma atenção sustentada e perseverante, e com a ajuda do alto, encontrares esses gigantes — os quais muitos não sabem reconhecer -, os expulsareis facilmente com as armas da justiça, que são o pensamento do que é bom, a presteza por chegar à salvação e o conhecimento que vem do céu.
Duzentos capítulos sobre a lei espiritual
1. Em que a lei é espiritual? Quais são o conhecimento e a prática daqueles que querem observá-la?
2. Deus o começo, o meio e o fim de todo bem. Quanto ao bem, impossível realizá-lo ou recebê-lo, se não seja no Cristo Jesus e no Espírito Santo.
3. Todo bem nos é dado pelo Senhor como um bom intendente…
4. A fé firme é uma torre sólida.
5. Que seja a fonte de todos os desígnios Aquele que á a fonte de todo bem…
6. Aquele que é humilde e que faz obra espiritual tudo se aplica a ele mesmo…
7. Peça a Deus que abra os olhos de teu coração, para que tu possas ver, e mesmo experimentar, a utilidade da oração e da leitura.
8. Aquele que desfruta de um carisma espiritual e que compadece daqueles que não o tem, salvaguarda o dom pela compaixão.
9. A boca do humilde profere a verdade…
10. Não se torne discípulo daquele que faz seu próprio elogio…
§ 11-20; § 21-30; § 61-70; § 141-150; § 191-200