taxis — organização, ordem, grau, classe


Existiu, no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da ordem de Abias, e cuja mulher era das filhas de Arão; e o seu nome era Isabel. E eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor. E não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e ambos eram avançados em idade. E aconteceu que, exercendo ele o sacerdócio diante de Deus, na ordem (taxis) da sua turma, (Luc 1:5-8)

Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar, e não proibais falar línguas. Mas faça-se tudo decentemente e com ordem (taxis). (1Co 14:39-40)

Porque, ainda que esteja ausente quanto ao corpo, contudo, em espírito estou convosco, regozijando-me e vendo a vossa ordem (taxis) e a firmeza da vossa em Cristo. (Col 2:5)

Como também diz, noutro lugar: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem (taxis) de Melquisedeque. (Heb 5:6)

Chamado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque. (Heb 5:10)

Onde Jesus, nosso precursor, entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque. (Heb 6:20)

De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão? (Heb 7:11)

Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque. (Heb 7:17)


Os estágios da vida espiritual: purificação (katharsis e katharismos), iluminação (photismos) e perfeição (katartismos). Philocalie


gr. taxis na composição dos corpos no atomismo, stoicheion 1 (FEPeters)