Chamado e Resposta

Hans JonasReligião Gnóstica
A Resposta à Chamada
Como aquele chamado responde à chamada e a seu conteúdo? O primeiro efeito da chamada é naturalmente o despertar do sono profundo do mundo. Então, entretanto, a reação daquele desperto a sua situação como revelado na chamada e às demandas feitas sobre ele podem ser de diferentes espécies, e diálogos significantes entre aquele chamado e o chamador podem ter lugar. Na cosmogonia maniqueísta de acordo com Theodore ba Konai, por exemplo, a primeira reação de Adão ao despertar e a informação que recebe sobre ele mesmo é uma explosão de terror agudo a sua situação.

Com relação aos diferentes significados da lamentação com a qual a alma desperta à chamada devemos adicionar sua queixa sobre, até sua acusação da, Grande Vida ela mesma, que é chamada a responder pela condição inatural revelada à alma.

Em última instância a alma chama a Grande Vida a responder pela existência do mundo como tal e por seu próprio exílio aí: ou seja, pergunta o grande “Porque? “o qual, longe de ser atenuado pelo despertar e a lembrança de sua origem, é poderosamente provocado por eles e se torna uma preocupação maior da gnosis apenas iniciada. Este questionamento é mesmo chamado “a condenação a respeito do mundo” que Adão deve apresentar diretamente à Primeira Vida ela mesma.

A resposta a este tipo de questão é o principal objeto de várias especulações gnósticas sobre o princípio de tudo: algumas de suas formas serão tratadas nas Escolas Gnósticas. Em grande parte, entretanto, a resposta à chamada não é de tipo problemático mas de aceitação alegre e gratificante. “O Evangelho da Verdade é alegria para aqueles que receberam do Pai da Verdade a graça de conhecer a Ele” (palavras de abertura do Evangelho da Verdade).