Jan van Ruysbroeck

ECKHART SEGUIDORES — JAN VAN RUYSBROECK OU RUUSBROEC (1293-1381)

Nascido em 1293 próximo a Bruxelas dos dias atuais, ordenou-se padre em 1317. Avesso à degradação corrente no meio eclesial, formou com dois companheiros uma comunidade longe de Bruxelas, onde esperava manter-se afastado da atividade social. Bem sucedido em sua empreitada contou com novos adeptos, acabando por regularizar seu modo de vida adotando a Regra Agostiniana.

Sob sua influência a comunidade cresceu e se tornou ponto de peregrinação, tendo sido visitada por Johannes Tauler e Gerard Groote, fundador da Fraternidade da Vida Comum, congregação que teria influência sobre Erasmus e Lutero, difundindo a chamada Devoção Moderna, que encontrou expressão maior em Tomé de Kempis, Imitação de Cristo.

Ruysbroeck continuou sua obra escrita, no seio da comunidade, depois de já ter escrito em Bruxelas seu famoso Bodas Espirituais. Escreveu vários tratados espirituais em flamengo, que foram mais tarde traduzido para o Latim por Laurentius Surius.

Em suas obras segue sempre a ideia de um divisão tripartite da espécie humana e do caminho espiritual também em três estágios. O primeiro estágio, “Vida Ativa”, correspondendo ao “homem exterior” volta-se para atos de virtude e boas obras. O segundo estágio, “Vida Interior”, é mais devocional e voltado para amar a Deus e os movimentos da vida interior da graça. O terceiro estágio, “Vida Contemplativa”, dirige-se segundo o fluxo e ritmos da Trindade.