PHILOKALIA-AUTORES — ISAÍAS O ANACORETA
Segundo Nicodemos o Hagiorita Isaías o Solitário ou o Anacoreta viveu no século IV no Egito, onde manteve relações com os padres do Deserto, sendo contemporâneo do Abade Macário, o Grande. Cercado de inúmeros discípulos, foi viver na Palestina em mosteiro perto de Gaza. Existe, no entanto, alguma incerteza sobre a identidade deste autor. A maioria dos historiadores consideram que teria vivido em uma data mais recente, neste caso seria o monge Isaías, que inicialmente viveu em Sketis no Egito, mudando-se para Palestina por volta de 431, e morrendo recluso próximo à Gaza em 491. Qualquer que seja sua verdadeira identidade, Isaías reflete a espiritualidade autêntica dos Padres do Deserto do Egito e Palestina durante os séculos IV e V. Nicodemos o Hagiorita enfatiza em particular seus conselhos sobre o rechaço das provocações demoníacas e sobre a necessidade de estar atento à consciência.
A Philokalia selecionou um tratado sobre a guarda da inteligência, demonstrando como rejeitar as sugestões dos pensamentos, mantendo a consciência, meditando secretamente e sustentando uma impassibilidade, com conhecimento de causa sobre as três partes da alma: logistikon, epithymetikon, thymikon.
Sua obra parece responder à questão permanente dos monges: como encontrar e guardar a hesychia, a bem-aventurada quietude tão indispensável na disciplina espiritual. Insiste muito sobre as disposições interiores: fazer tudo “com ciência” (consciência), discernimento. A humildade, virtude primeira e fundamental é muito citada, inclusive por seus efeitos como a não estima de si e o rompimento com a vontade própria.
Apresentação de Jacques Touraille
Excertos:
- A GUARDA DO INTELECTO