SÃO ISAÍAS O SOLITÁRIO — CAPÍTULOS SOBRE A GUARDA DA INTELIGÊNCIA
21. Estar atento ao coração e vigiar os inimigos.
22. Estar atento a si mesmo, de modo que nada de destrutivo possa separá-lo do amor de Deus. Guardar o coração, e não se agitar. Quando um homem abandona seus pecados e retorna para Deus, seu arrependimento o regenera e o renova inteiramente.
23. Guardar o coração (Salmos 4,5; 10,10). Considerar a finalidade de cada texto na escritura, a quem se dirige e em que ocasiões. Perseverar na luta ascética e estar em guarda contra as provocações do inimigo. Manter a atenção fixa dentro de si mesmo, comungar com Deus na quietude, guardando seus pensamentos de distração e seu intelecto de curiosidade.
24. Em tempestades precisamos de um piloto, na vida presente precisamos da oração; pois estamos suscetíveis às provocações de nossos pensamentos, tanto boas como más. Como hesicastas, devemos discriminar entre virtudes e vícios com discrição e vigilância; e devemos saber que virtudes praticar na presença de nossos irmãos e anciãos e que virtudes praticar a sós. Devemos saber que virtudes o orgulho usa para assaltar o intelecto, e que virtude leva a vanglória, ódio e glutonia. Devemos purificar nossos pensamentos de “toda autoestima que se exalta contra o conhecimento de Deus” (2 Cor 10,5).
25. A primeira virtude é o desapego, ou seja, a morte em relação a todos e a tudo. Isto produz o desejo por Deus, e isto por sua vez eleva o ódio que está de acordo com a natureza, e que dispara contra as artimanhas do inimigo. Então o amor de Deus estabelecerá a si mesmo dento de nós, e através deste medo o amor se manifestará.
26. No momento da oração, devemos expelir de nosso coração a provocação de cada pensamento mau, rechaçando-o com um espírito de devoção para provar não estar falando a Deus com nossos lábios, enquanto ponderando sobre pensamentos maliciosos em nosso coração.
27. Se algum pensamento malicioso é plantado em teu coração quando estais sentado em tua célula, vigiais. Resistas ao mal, de modo que não ganhe controle de ti. Faça todo esforço para chamar Deus para mente, pois Ele está olhando sobre ti, e o que quer que estejas pensando em teu coração é totalmente visível para Ele.