ISAQUE O SÍRIO — TRATADOS MÍSTICOS
Traduzidos para o inglês por A. J. Wensinck, publicada em 1923 (livro raro); vertido para o português por Izabel Carneiro
TM12<=>TM14
Para aquele que está determinado a ordenar seu ser em morada solitária e a passar o resto de seus dias no serviço e na ordenação do caminho da solidão, ocorrerá que, enquanto estiver, como de costume, na solidão, como é justamente prescrito pela graça divina, sua alma ficará escondida nas trevas. E, assim como o brilho do sol fica escondido da terra por espessas nuvens, da mesma forma, por um curto período de tempo, ele fica desprovido de consolo espiritual e dos raios da graça, pelas nuvens das afecções; e parte do vigor que provem da alegria lhe é retirado, enquanto uma escuridão incomum cai sobre seu espírito; no entanto, sua mente não está aflita nem inclinada ao desânimo; mas ele permanece paciente, ocupando-se com os escritos de homens divinos e com orações, às quais se obriga, à procura de ajuda.
Então, de repente, isso lhe será dado de forma inesperada ( embora ele não o saiba ). Pois, como a face da terra que se alegra com os raios do sol quando a densa atmosfera é rasgada em pedaços, do mesmo modo as palavras de oração são capazes de arrancar e remover da alma a nuvem escura das afecções para alegrar e iluminar o espírito com raios de felicidade e de consolação que nascem de nossas deliberações. Especialmente quando a alma é capaz de recorrer aos benefícios dos livros sagrados e de vigílias que tornam a mente pura. Meditação constante sobre as santas escrituras encherá a alma perpetuamente com êxtase incompreensível e com a alegria em Deus.