::-=S. Isaac o Sírio — Temor de Deus=-::
O temor1) de Deus é o fundação da excelência, pois a excelência é dita ser o rebento da fé. É plantado no coração do homem, quando ele permite sua mente confinar os impulsos vagabundos à contínua meditação na ordem das coisas por vir, longe das distrações do mundo. Quanto à fundação da excelência, o primeiro dentre seus elementos peculiares é a concentração do eu, pela liberação dele das coisas práticas, sobre a palavra iluminada dos caminhos estreitos e sagrados, a palavra que pelo Salmista inspirado é chamada de mestre.
Dificilmente encontra-se um homem capaz de suportar honras, ou possivelmente nem haja tal homem; pois o homem é sujeito ao erro, mesmo que seja um anjo neste caminho.
A fundação do caminho da vida consiste em acostumar a mente às palavras de Deus e na prática da paciência. Pois o projeto oferecido pelo primeiro é útil em alcançar a perfeição do segundo; e, além do mais, um maior desenvolvimento na realização do segundo, vai causar um maior desejo do primeiro. E a ajuda de ambos vai permitir o levantamento rápido de toda a construção.
Ninguém é capaz de se aproximar de Deus salvo aquele que está longe do mundo. Pois não chamo de separação o desprendimento do corpo, mas das coisas corporais.
A excelência consiste portanto em que um homem em sua mente seja um vazio em relação ao mundo. Enquanto os sentidos estão ocupados com as coisas exteriores, não é possível ao coração repousar imaginando-as. Nem as afeições cessam, nem os pensamentos maus findam, exceto no deserto.
PÁGINAS: toc
{backlinks info=”hits”}
(phobos ↩