Hugo S. Victor Dons do Espírito

Hugo de São Vitor — OS SETE DONS DO ESPÍRITO SANTO

VIDE: CARIDADE

O ESPÍRITO SANTO

Está escrito: «Se vós, embora sejais maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celeste dará o Espírito bom àqueles que o demandam a ele». Assim, o Pai celeste dará o Espírito a seus filhos que o demandam a ele. Aqueles que são filhos, com efeito, não buscam nada de diferente; aqueles que buscam outra coisa são mercenários, escravos, não filhos. Aquele que buscam o dinheiro, que buscam o ouro, que buscam os bens efêmeros, que buscam os bens terrestres, buscam um serviço de escravo, não espírito de liberdade. O que tu buscas, tu o recebes. Se buscas os bens corporais, não recebes nada além do que buscas. Se buscas os bens espirituais, recebes o que tu buscas, e o que não buscas se adiciona: recebes os bens espirituais, e os bens temporais se adicionam. «Buscai então o reino de Deus, e tudo isso se adicionará para vós» (Buscai primeiro).

Tendo que orar ao Pai, e o Pai que está nos céus, busca os dons celestes, não os dons terrestres; não a subsistência corporal, mas a graça espiritual. Pois ele dará o Espírito bom àqueles que o demandam a ele; ele dará seu Espírito para curar teu espírito; dará o Espírito Santo e curará teu espírito pecador. Este é o doente; aquele, o remédio. Logo, se queres que este cure, busque aquele. Se oras pelo bem do espírito, implora o Espírito. Não temas aplicar o remédio à doença; a doença não quer o remédio: é o remédio que elimina a doença; não é ela que o infecta, mas ele que a destrói. Logo não temas de convidar o Espírito Santo de Deus à companhia de teu espírito pecador, sob pretexto que é pecador e indigno de sua companhia; se ele vem, não é porque és digno, mas para que te tornes digno. Virá a ti para fazer sua morada em ti. Ele não a encontrará em vindo, mas ele virá para o fazer. Então ele edificará, em seguida ele habitará. Então ele curará, em seguida iluminará. Será então para a saúde, em seguida para a alegria.

Se portanto és filho e que oras a um Pai, tenha confiança, seja sem temor: Deus entende, o Pai atende. Ele não pode não entender, posto que é Deus, e não pode não atender, posto que é bom. Logo ele te dará o que demandas, se demandas como é preciso; tua oração não será vã, se merece ser atendida. Demandastes a cura de tua doença, receberás o remédio. Teus vícios, eis tua doença; o Espírito de Deus, eis tua saúde. Para vencer a doença do orgulho te será dado como remédio o espírito do temor: ele curará a corrupção que é a estupidez, e restabelecerá a saúde que é a humildade.