Historia Lausiaca Prefacio

::-=História Lausíaca — Prefácio=-::
PREFÁCIO
Este livro propõe-se narrar a admirável vida de virtudes e ascese de nossos santos Padres, os monges e os solitários do deserto. Sua finalidade é estimular todos os que desejam também viver essa vida celeste e caminhar na estrada do Reino dos céus.

Evoca também ele a lembrança de mulheres inspiradas por Deus, veneráveis mães que, com uma viril fortaleza, combateram até o fim o combate da ascese, para que todas as que decidiram receber a coroa da castidade encontrem nelas um modelo que lhes inflame o desejo.

2) Se este livro foi escrito, devo-o à ordem recebida de um homem notável, eminente pela ciência, grande servo de Cristo, cheio de doçura, de espírito voltado para as coisas de Deus, generoso para com os necessitados, escolhido para as mais altas dignidades de preferência a muitos outros, por causa da integridade de sua vida, caminhando para a meta na força do Espírito. Para dizer a verdade, ele fez mais do que ordenar — me: obrigou meu espírito preguiçoso a contemplar o melhor para despertar em mim o desejo de imitar as virtudes de nossos santos Pais espirituais e rivalizar na ascese com todos os que, no desejo de agradar a Deus, mortificaram vigorosamente o próprio corpo.

3) Assim, depois de ter escrito a vida desses atletas invencíveis, eu lhe enviei meu escrito, em louvor das virtudes de cada um desses grandes personagens. O homem inspirado por esse desejo foi Lauso, excelente homem, guardião, depois de Deus, desse fiel império.

4) Eu, imperito no falar, que muito superficialmente atingi a ciência do Espírito e não posso ser contado nas fileiras dos pais da vida espiritual, tomado de temor diante dessa ordem, elevada demais para mim, tive dificuldade em submeter-me, pois ela reclamava uma sabedoria profana e uma inteligência espiritual que não possuo. Entretanto, por respeito a esse que despertou minha atenção para tal projeto, pensando também no interesse dos leitores e não querendo correr o risco da desobediência, confiei a Providência o nobre encargo e me pus ao trabalho com minuciosa aplicação: a intercessão dos santos Pais deu-me1 e assim penetrei na arena. Escrevi uma espécie de resumo: os combates desses atletas e os prodígios que realizaram são incontáveis. Relato apenas os principais, não só dos homens célebres que atingiram a mais elevada perfeição, mas também das admiráveis mulheres que fizeram o mesmo.

5) Tive a honra e a graça de encontrar pessoalmente alguns desses veneráveis personagens. Quanto aos que já haviam terminado o tempo de combate no serviço de Deus, tomei conhecimento de sua vida através da palavra de atletas inspirados do Cristo.

Viajei, enfim, a pé, percorrendo cidades e aldeias em grande número e visitei todas as grutas e tendas dos solitários do deserto, por amor de Deus, e, com a maior precisão possível, relatei o que vi.

Enfim, assinalei neste livro tudo o que me foi narrado pelos Pais sobre o combate de grandes homens e também de mulheres, cuja esperança no Cristo as tornou mais viris que a própria natureza.

Enviei-te tudo isso, a ti que amas as palavras divinas, nobre servo de Deus, Lauso, amado do Cristo, honra dos homens piedosos e glória do império fiel.

Na medida de meus modestos recursos, assinalei o nome de cada um desses atletas de Cristo, homens e mulheres. Relatei apenas algumas “breves lutas de cada um dentre os inúmeros e impressionantes combates… Na maioria dos casos, indiquei o país onde nasceram, sua terra e o lugar onde habitam.

6) Falei também de homens e mulheres que atingiram os cumes das virtudes e que, no entanto, a vangloria, mãe do orgulho, precipitou no abismo, ao fundo do inferno. Todos os méritos de suas observâncias, adquiridos por perseverantes esforços, no desejo e na luta, dissiparam-se em um instante, pela fumaça do orgulho e do amor próprio. Mas a graça de nosso Salvador, a clarividente atenção e a terna compaixão dos santos Pais os arrancaram a rede do demônio. E as orações dos santos lhes permitiram recuperar a pu reza de sua vida anterior.


PÁGINAS: toc


{backlinks info=”hits”}


  1. asas