Gregorio Nissa Vias

Jean Daniélou — Platonismo e Teologia Mística
Original nosso site francês
As Três Vias (resumo)
Classificação das etapas de ascensão espiritual, comum às tradições cristã e pagã da antiguidade. A de Orígenes se destaca por sua influência: a “philosophia” compreende três grandes etapas: a praktike theoria, a physike theoria e a theologia.

O termo da primeira é a apatheia (a perfeita pureza e caridade pela observação dos mandamentos); o da segunda é o bom uso de todas as coisas através de uma consideração religiosa do mundo e a persuasão da vaidade de todo o visível; por último, o da terceira, tem por objeto a “contemplação do divino”.

Estas vias se associam em Orígenes, respectivamente, aos Livros de Salomão: os Provérbios à praktike theoria, o Eclesiastes à physike theoria e o Cântico dos Cânticos à theologia.

Em Gregório de Nissa não se encontra uma classificação sistemática, porém pode-se distinguir etapas: No Comentário dos Salmos, onde a Virtude divide-se em três partes: allotriosis ton kakou, o princípio (arche), em seguida a “meditação” (melete) das coisas elevadas e divinas e por último a perfeição (katartismos) na “semelhança a Deus” — homoiosis pros to Theion.

“Nos primeiros Salmos a beatitude consistia na renúncia ao mal — to apostenai ton kakou — sendo beatificado o conhecimento do bem — to epignonai to agathon. Gregório parece se aproximar da classificação de Orígenes, onde melete indica a primeira via, na qual o Livros dos Provérbios é a base da praktike theoria. Nós encontramos na Vida de Moisés, no episódio da Sarça Ardente, uma figura da iluminação que tem lugar no início da vida espiritual: “Moisés se aplica, no recolhimento (hesychia) a altas meditações (hyphelais meletais)”.

Por outro lado a homoiosis pros to Theion é uma expressão geral que não é suficiente para especificar tal etapa da vida espiritual, pois dela designa o objeto global. O primeiro Salmo “aconselha a renúncia do mal — apostenai tou kakou -, a se estabelecer no bem e se assemelhar a Deushomoiosis to Theou — tanto quanto se possa”. Isto tudo pode assim estar se referindo ao término da primeira via, que é a apatheia, e não ao termo da vida espiritual. A “filosofia prática” tem por objeto a recuperação da eikon, a imagem divina, pela apatheia — o assemelhar-se a Deus” tem precisamente por meta esta restauração. Razão pela qual Gregório faz da homoiosis a essência do Cristianismo, e não um aspecto da vida espiritual.

Interessantes as expressões: “separação do mal” (aposthenai); “estranhamento ao mal” (allotriosis); “afastamento do mal” (anakoresis tou kakou). Estamos em presença do início da vida espiritual, do começo da primeira etapa. A melete e a homoiosis são momentos sucessivos desta etapa, a melete enquanto luta contra as pathe e a homoiosis correspondendo à apatheia, termo da praktike theoria.

  • Cinco Vias
  • Símbolos Vias