Gregorio do Sinai Hesychia

Gregório do Sinai — Seleção de Jean Gouillard
Acróstico sobre os mandamentos, etc.
3. É bom que saibas que a ciência da verdade é, essencialmente, o sentimento da graça (kharis)…

7. Santuário verdadeiro, antes mesmo da condição futura, o coração (kardia) sem pensamentos, movido pelo Espírito. Tudo se celebra e se exprime ali, pneumaticamente. Aquele que não conseguiu de imediato esse estado, por suas outras virtudes (arete) pode ser uma pedra qualificada para a edificação do templo de Deus; ele não é o templo do Espírito, nem seu pontífice.

17. Acima dos mandamentos, há o mandamento que os engloba todos, a lembrança de Deus: “Lembra-te do Senhor teu Deus em todo tempo” ( Dt 8,18 ). Em relação a esse é que os outros foram transgredidos; é por ele que os guardamos. O esquecimento, no princípio, destruiu a lembrança de Deus, turvou os mandamentos e descobriu a nudez do homem.

59. Há essencialmente dois amores extáticos no Espírito: o amor do coração (kardia) e o amor de êxtase. O primeiro é o amor dos que estão ainda na iluminação; o segundo, o dos que se consomem na caridade (agape). Tanto um quanto outro expulsam da sensação o espírito que movem, se é verdade que o amor divino é essa embriaguez espiritual do que há de mais elevado na natureza, que tira o sentimento de qualquer relação com o mundo exterior.

60. O princípio e a causa dos pensamentos, depois da transgressão, é o rompimento da memória simples e homogênea. Tornando-se composta e heterogênea, de simples e homogênea que era, perdeu a lembrança de Deus e corrompeu suas potências.

61. O remédio para libertar essa memória primordial, da memória perniciosa e má dos pensamentos, é a volta à simplicidade original. O instrumento do pecado, a desobediência, não somente alterou as relações da memória simples cem o bem, mas corrompeu-lhe as potências e enfraqueceu-lhe a propensão natural à virtude (arete). O grande remédio da memória é a lembrança perseverante e imóvel de Deus na oração (euche).

111. O princípio da oração (euche) espiritual é a operação ou a virtude (arete) purificadora do Espírito e o sacerdócio místico do Espírito. O princípio da quietude ( hesychia ) é o repouso. Seu meio, a virtude (arete) iluminativa e a contemplação (theoria). Seu fim, o êxtase e o rapto do espírito para junto de Deus.