GNOSTICISMO — Werner Foerster Recentemente cresceu o interesse pela heresia gnóstica, particularmente desde a descoberta da Biblioteca de Nag Hammadi no Egito em 1945. Este interesse relaciona-se não apenas com a História da Igreja e o desenvolvimento da doutrina cristã, mas amplamente com a questão das origens cristãs e em particular com o problema da relação entre um gnosticismo incipiente e os escritos do Novo Testamento.
Este livro traduzido para o inglês por R. McL. Wilson reúne uma seleção compreensiva de textos para o estudo do gnosticismo. O primeiro volume inclui extratos de fontes patrísticas, juntamente com um documento cóptico já conhecido antes da descoberta da Biblioteca de Nag Hammadi. O segundo volume contém extratos da Biblioteca de Nag Hammadi, juntamente com seleções da literatura mandeana.
Estaremos ampliando este resumo, construído a partir do índice do autor, aditando notas e excertos da tradução inglesa: GNOSIS: A SELECTION OF GNOSTIC TEXTS, VOL. 1: PATRISTIC EVIDENCE (V. 1)