APÓCRIFO DE TIAGO 1-2

BIBLIOTECA DE NAG HAMMADIAPÓCRIFO DE TIAGO

[[Tiago] escreve para [...]thos: Paz [[esteja contigo da] Paz, [[amor do] Amor, [[graça da] Graça, [[fé] da Fé, vida da Santa Vida!

Posto que me pedes que te envie um livro secreto que foi revelado a mim e Pedro pelo Senhor, não poderia dissuadi-lo ou enganá-lo; mas [[escrevi] o no alfabeto hebreu e enviei-o para ti, e para ti somente. Mas posto que é um ministro da salvação dos santos, empreendas seriamente e cuides para não expôr este textos para muitos — isto que o Salvador não queria dizer para todos nós, seus doze discípulos. Mas abençoado serão aqueles que serão salvos através da fé deste discurso.

Também te enviei, dez meses atrás, outro livro secreto que o Salvador me revelou. Sob certas circunstâncias, entretanto, considero aquele como revelado para mim, Tiago; mas este [[fragmentos intraduzíveis] os doze discípulos [[estavam] todos sentados juntos e lembrando o que o Salvador tinha dito para cada um deles, se em segredo ou abertamente, e [[pondo] em livros — [[Mas eu] estava escrevendo aquilo que estava em [[meu livro] — Eis, o Salvador apareceu, [[depois] de partir de [[nós enquanto nós] seguíamos com o olhar. E 550 dias desde que ergueu-se dentre os mortos, dissemos para ele, «Partistes e te removestes de nós?»

Mas Jesus disse, «Não, mas devo ir ao lugar de onde vim. Se quereis vir comigo, vinde!»

Eles todos responderam e disseram, «Se nos ordenas conosco, vamos».

Ele disse, «Verdadeiramente digo a vós, ninguém jamais entrará no reino do céu por minha ordem, mas (somente) porque vós estais vós mesmos plenos. Deixem Tiago e Pedro para mim para que eu possa torná-los plenos». E tendo chamado estes dois, os conduziu de lado e cobrou ao resto que se ocupassem com o que estavam fazendo.