Gichtel: Theosophia practica

PREFACE DE L’EDITION DE 1736

1. – O amado leitor receberá aqui, contra toda presunção, o que vem esperando há tanto tempo. Estas são as figuras do homem interior que o autor manteve escondidas de nós por quinze anos, até o fim de sua vida, e que nós mantivemos por mais dez anos.

2. – Deveriam ter sido mantidas em segredo por um longo tempo, se o Amor não tivesse se preocupado com elas e, para agradar aos amadores, não tivesse finalmente nos dado permissão e nos encorajado a confiá-las à imprensa.

3. – Nós nos regozijamos com a grande bondade de Deus, porque nosso coração aceita o bem e retribui os louvores de Deus.

4. – Receba essa dádiva de amor com um coração fiel, como se ela viesse do próprio Deus, e use-a para a salvação e o benefício de sua alma.

5. – O leitor nos agradecerá por termos seguido as Figuras com algumas palavras de explicação; fizemos isso porque o Espírito de Deus se revelou a nós e ditou as palavras necessárias.

6. – Ao mesmo tempo, isso completa, até certo ponto, o que o Autor não explicou ao longo de todo o texto; pois o Reino de Deus não pode ser descrito de uma só vez; só podemos dizer o que o Espírito nos permite saber sobre ele.

7. – Pelo mesmo influxo de graça, seguimos a provação de Jesus, em espírito, e pela virtude daquele que é o princípio e o fim de nossa .

8. – Graças a Deus, temos visto o dia pelo qual o Autor suspirou em seu tempo.

9. – Também tivemos Jesus conosco, e Ele nos fez tirar proveito do trabalho dos jovens de nosso lutador para o bem comum de todos os colaboradores. Graças a Deus. Amém.