Segundo Relato: Gn 2,9 – Deus fez crescer árvores no Éden

Chouraqui

IHVH-Adonaï Elohîms fait germer de la glèbe tout arbre convoitable pour la vue et bien à manger, l’arbre de la vie, au milieu du jardin et l’arbre de la connaissance du bien et du mal.

Nothomb

Gen 2,9 E Deus fez crescer, desprendidas do solo (adama) todas as árvores agradáveis a ver e boas para comer. Mas a árvore de Vida — a Imortalidade – (estava) no interior do jardim, assim como a árvore do Conhecimento total — a Realidade.

Leo Schaya

E YHWH Elohim fez brotar da terra (Adamah) árvores de toda espécie, agradáveis à vista e (cujos frutos eram) boas a comer, (Ele fez sair de sua Imanência, depois do homem, outras manifestações «axiais» refletindo o Eixo divino-humano; suas irradiações se pareciam a «coroas» luminosas ao redor de «troncos de árvores» e produziam «frutos» espirituais), a árvore de vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal (situada, ela também, «no meio do jardim», mas não no «centro do meio», como a árvore de vida. Em realidade, a árvore do conhecimento do bem e do mal saía da árvore de vida mesma, como uma «sombra»; ou ainda, parecia uma planta parasita cujas ramas se estendiam «à direita» — do «lado do bem» — e «à esquerda» — do «lado do mal» — em cercando o «hóspede» divino. As duas árvores representavam correspondências cósmicas das duas naturezas, divina — ou «una» — e humana — ou «dual», do homem. Esta última tirava toda sua «seiva», seu alimento espiritual e material, da primeira; e esta seiva era a «água da vida» — como aquela do «rio do Éden» —, a seiva da «árvore de vida», a vida mesma de todas as «árvores» e todas as criaturas paradisíacas).

LXX

και εξανετειλεν ο θεος ετι εκ της γης παν ξυλον ωραιον εις ορασιν και καλον εις βρωσιν και το ξυλον της ζωης εν μεσω τω παραδεισω και το ξυλον του ειδεναι γνωστον καλου και πονηρου (Gn 2:9)

Vulgata

produxitque Dominus Deus de humo omne lignum pulchrum visu et ad vescendum suave lignum etiam vitae in medio paradisi lignumque scientiae boni et mali (Gn 2:9)


ÍNDICE: Segundo Relato