- Pla
- Puech
- Suarez
- Meyer
- Canônicos
Pla
Ao que tenha blasfemado contra o pai este será perdoado, e ao que tenha blasfemado contra o filho, este se perdoará, mas ao que tenha blasfemado contra o Espírito Santo, este não será perdoado, nem na terra nem no céu.
Puech
Suarez
Meyer
Canônicos
Roberto Pla
Chave de entendimento: sentido do pecado (hamartia) e do perdão segundo a vertente oculta, e uma noção justa de que a função designada ao Espírito Santo na obra da salvação está fundada na ação fértil, interior, no coração do homem, daqueles rios de água viva que descreve o evangelho de João e que promete o Senhor no oráculo de Isaías.
- Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. (Jo 7:38)
Os três nomes da relação trina que o logion dá em verdadeira ordem processional são em essência uma mesma coisa ou natureza na Unidade. Essa mesma menção trinitária fica implícita na versão dos evangelhos canônicos nos lugares sinóticos (vide correlatos canônicos acima). Mateus e Marcos falam de pecado e blasfêmia, e Lucas, tal como o logion, só menciona a blasfêmia.
Surpreende numa primeira leitura que a blasfêmia ou o pecado dirigidos contra o Pai e o Filho encontrem perdão e, não o encontram, se são contra o Espírito Santo. O Espírito de Deus se recebe por sopro do Filho sobre o homem.
- Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. (Jo 20:21-22)
É Deus, ou melhor ainda, é o dedo de Deus quem segundo se explica no evangelho de Lucas, faz chegar ao homem o Reino do Pai, e não se compreende com facilidade que proferido o pecado contra o dedo seja mais grave a culpa que contra a mão ou o sopro de onde aquele procede.
- Mas, se eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente a vós é chegado o reino de Deus. (Luc 11:20)
SEGUE: Sentido oculto do pecado