Evangelho de Felipe – renascer [NDEP]

(98) O homem se une ao homem, o cavalo ao cavalo, o burro ao burro, a espécie à espécie. Assim, o Espírito se une ao Espírito, o Logos ao Logos e a Luz à Luz. Se você nascer humano, um humano o amará. Se você se tornar um espírito, é o Espírito que se unirá a você. Se você se tornar um Logos, é o Logos que se unirá a você. Se você se tornar Luz, a Luz se unirá a você. Se você se tornar aquilo que vem do alto, é aquilo que vem do alto que habitará em você. Se você se tornar um cavalo, um burro, um touro, um cachorro, uma ovelha ou qualquer outro animal externo e inferior, então não poderá ser amado por um humano, nem pelo Espírito, nem pelo Logos, nem pela Luz, nem pelo que está acima, nem pelo que está dentro. Eles não podem habitar em você, e você não faz parte deles.

Aqui, substituir tornar-se por renascer, renascer em outro plano, em outro domínio, em outra natureza.

(1) Um hebreu pode fazer um hebreu e este é chamado de prosélito, mas um prosélito não pode fazer outro prosélito. (Alguns) são como são e fazem outros como eles porque estes se tornam como eles.

Um hebreu pode fazer de um homem um hebreu, mas este último renasce prosélito…

(105) Há o filho do homem e há o filho do filho do homem. O Senhor é o filho do homem, e o filho do filho do homem é aquele que foi feito pelo filho do homem. O filho do homem recebeu de Deus o poder de criar e também a possibilidade de gerar.

(106) Aquele que recebeu o poder de criar cria uma criação; aquele que recebeu o poder de gerar gera uma prole. Aquele que cria não gera; aquele que gera cria. Diz-se que aquele que cria gera, mas seu produto é uma criação. Seus produtos não são sua prole, mas suas imagens. Aquele que cria trabalha em plena luz do dia e é visível; aquele que gera trabalha em segredo e permanece oculto. O gerado não é uma imagem. Aquele que cria cria visivelmente, mas aquele que gera gera seus filhos em segredo.

(Um texto que, sem dúvida, foi mal compreendido pelos copistas e, portanto, mal tratado por eles, e que eu tentei retificar).

De acordo com A. Wautier, filho do homem é dito “bar Enosch”, filho de Enoque, em aramaico. Ora, Enoque, reputado como um dos grandes profetas, é filho de Seth (que Mani chama de Sithil), um filho de Adão considerado um verdadeiro filho de Deus, que teria se manifestado em muitos profetas e no próprio Jesus.

O filho do filho do homem é receptivo à força divina que Jesus encarna e, renascido por ela, passa da condição de um homem meramente terreno para a de um filho de Deus. Todo homem terreno é um filho de Deus em potencial sem saber disso. Se um dia entender isso, é possível que se torne novamente esse verdadeiro filho de Deus, com todos os poderes que isso implica. Jesus, o verdadeiro filho de Deus, acabou se manifestando como homem, mas, acima de tudo, como uma força astral divina para despertar em nós a lembrança de que éramos filhos de Deus e para nos dar os meios de nos tornarmos esse filho novamente. O filho do filho do homem é o homem terreno gerado, renascido, recriado por Jesus, o filho de Seth, o verdadeiro filho da luz, a fim de recuperar sua verdadeira natureza, que é divina. Ele se torna uma imagem de Jesus, o Filho da Luz, que é, por sua vez, uma imagem do Pai.