(81) Um cavalo gera um cavalo, um homem gera um homem, um deus gera um deus. O mesmo acontece com o noivo e a noiva. São filhos da câmara nupcial. Nenhum judeu descende de pais gregos desde que a Lei existe. Da mesma forma, éramos judeus antes de sermos cristãos.
(82) Há outro povo, e… foram chamados de “o povo escolhido do Espírito Santo”, e o verdadeiro homem, o filho de Deus e a semente do filho do homem. No mundo, essa raça é chamada de autêntica. É onde moram os filhos da câmara nupcial.
Em outras palavras: a noiva e o noivo renascem como filhos de Deus na câmara nupcial. Um grego descende de pais gregos, mas renasce como judeu por meio da Lei (judaica). Um judeu, nascido de pais judeus, renasce como cristão.
Israel, o povo escolhido do Antigo Testamento, é uma imagem: é o povo renascido dos verdadeiros filhos de Deus, os filhos da câmara nupcial, que podem ser de qualquer raça e de qualquer país. Paulo entendeu bem isso e foi chamado de apóstolo dos gentios (pagãos). No início do cristianismo, parece que algumas pessoas pensavam que a mensagem cristã era dirigida somente aos judeus, o povo escolhido de acordo com o significado literal do Antigo Testamento, o que o problema da circuncisão dos “gentios” mencionado nas cartas de Paulo parece indicar.