Evangelho de Felipe (ASGP) – Maria Madalena

Se uma figura no Evangelho de Felipe é responsável por ele ser mais conhecido do que outros textos de Nag Hammadi, essa pessoa é Maria Madalena. Maria aparece em duas seções. Na seção 28, lemos: “Havia três Marias que andavam com o Senhor em todos os momentos: sua mãe, sua irmã e a Madalena, que é chamada de sua companheira. Assim, sua mãe, sua irmã e sua companheira são chamadas de ‘Maria‘”. “A seção 48 declara: “E a companheira do Salvador é Maria Madalena. O Senhor amava Maria mais do que os outros discípulos e beijava-a frequentemente na [boca]. Os outros o viram amando Maria e lhe disseram: ‘Por que você a ama mais do que a nós?

Em ambos os casos, Maria é referida como a companheira de Jesus. A palavra copta usada no texto original é koinonos, um empréstimo do grego. A gama de significados inclui companheira ou parceira, mas não necessariamente em um sentido sexual. Maria Madalena adquiriu uma reputação duvidosa quando foi identificada com “a mulher pecadora” em Lucas 7, e a figura tradicional de Maria Madalena é uma criação composta de várias Marias e mulheres sem nome dos evangelhos canônicos.

Maria provavelmente veio da cidade de Magdala, no Lago da Galileia. Em todos os quatro evangelhos canônicos, Maria Madalena tem um papel especial ao encontrar a tumba vazia ou testemunhar a ressurreição. O final original do evangelho mais antigo, o Evangelho de Marcos, termina com Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé no túmulo vazio. Maria Madalena também tem um papel importante no Diálogo de Nag Hammadi sobre o Salvador, no Evangelho de Tomé e no Evangelho Gnóstico de Maria. Não sabemos nada sobre o estado civil de Jesus, e não há nenhuma evidência real a favor ou contra a possibilidade de que ele tenha sido casado. Como homem judeu no primeiro século, era bem provável que ele fosse casado, já que essa era a norma, mas também havia espaço dentro da cultura para que fosse celibatário. Também não sabemos nada sobre o estado civil de Maria Madalena. Pelo que sabemos, ela pode ter sido solteira ou casada e feliz com outra pessoa.