Evágrio Prática 71-80

Evágrio — Tratado da Prática
PRAXIS ou PRAKTIKÉ ou PRÁTICA
Tradução de Antonio Carneiro acompanhada de notas do tradutor.

71 Os cantos demoníacos acionam nossa concupiscência e lançam a alma para imaginações vergonhosas; mas, « os salmos, os hinos e os cantos espirituais » convidam o intelecto a lembrar constantemente da virtude, refrescando nossa irascibilidade fervente e apagando nossos desejos.

72 Se o fato dos lutadores ser abraçado e abraçar em contrapartida, e, se os demônios lutam contra nós, então, eles que nos abraçam, são em contrapartida abraçados por nós.« Eu os abraçarei, disse, e eles não poderão se levantar. » E ainda: « Aqueles que me abraçam e são meus inimigos, ei-los aqui que, por sua vez, serão enfraquecidos e derrubados. »

73 O repouso está ligado à sabedoria, mas, a dificuldade está à prudência. Pois, não é possível adquirir a sabedoria sem combate, e não é possível ter sucesso o combate sem prudência. Esta, com efeito, tem por função se opor à irascibilidade dos demônios, forçando os poderes da alma à agir segundo a natureza e preparando a via da sabedoria.

74 A tentação do monge, é um pensamento que sobe através da parte apaixonada da alma e o intelecto obscurecido.

75 O pecado do monge, é o consentimento ao prazer proibido que propõe o pensamento.

76 Os anjos se jubilam quando o mal diminui, os demônios quando diminui a virtude. Uns, com efeito, estão ao serviço da misericórdia e da caridade, outros estão subjugados pela cólera e pelo ódio. E, os primeiros, quando vem junto à nós, nos preenche de contemplação espiritual, os segundos, quando se aproximam, lançam a alma para imaginações vergonhosas.

77 As virtudes não fazem cessar os assaltos dos demônios, mas elas nos guardam indenes.

78 A prática é o método espiritual que purifica a parte apaixonada da alma.

79 A ação dos mandamentos não basta para curar perfeitamente os poderes da alma, se as contemplações que correspondem à isso não se sucederem no intelecto.

80 Não é possível se opor à todos os pensamentos que nos são inspirados pelos anjos, mas, todos os pensamentos inspirados pelos demônios, é possível repeli-los. Os primeiros pensamentos são seguidos de um estado sossegado, os segundos de um estado perturbado.