Evagrio Logia 31-44

EVÁGRIO — CITAÇÕES DA PHILOKALIA

31. Não ores para que tuas vontades se cumpram: elas não concordam necessariamente com a vontade de Deus. Ores de preferência, seguindo o ensinamento recebido, dizendo: “que vossa vontade seja feita em mim”; em toda coisa, peça a ele que sua vontade se faça; pois Ele, Ele quer o bem e o proveito de tua alma, enquanto tu, tu não buscas necessariamente isto.

33. O que é bom fora de Deus? Retiremos Dele todos os nossos interesses e nos encontraremos bem. Aquele que é Bom é também, necessariamente, o Dispensador de dons excelentes.

34. Não te aflijas quando não receberes imediatamente, de Deus, o objeto de teu pedido: é que ele quer fazer-te bem maior ainda, por tua perseverança a permanecer com ele na oração. O que há de mais sublime, de fato, do que conversar com Deus e de se abstrair em um íntimo comércio com Ele?

34 a. A oração sem distração é a intelecção mais alta da inteligência.

35. A oração é uma ascensão da inteligência para Deus.

37. Ora, em primeiro lugar, para te purificares das paixões; em segundo lugar, para te libertares da ignorância; em terceiro lugar, para te libertares de toda tentação e abandono.

38. Em tua oração, procura unicamente a justiça e o reino, isto é, a virtude e a gnose; e todo o resto te será dado por acréscimo ( Mt 6,33 ).

40. Orando com teus irmãos ou orando só, esforça-te por orar, não por hábito, mas com sentimento.

43. Tua inteligência divaga durante a oração? É que ela ainda não ora como monge; ela ainda é do mundo e ocupada em decorar a tenda exterior.

44. Enquanto oras, vigia intensamente a tua memória, para que, ao invés de te sugerir suas lembranças, ela te leve à consciência da tua prática; pois, a inteligência tem uma perigosa tendência a se deixar pilhar pela memória no momento da oração.