BALTHASAR MAXIMO CONTEUDO
von Balthasar — Liturgia Cósmica
Conteúdos e Níveis
Máximo o confessor reuniu o que estava dividido ou se fragmentando nas relações de Oriente e Ocidente, não "superficialmente" mas organicamente, "com profundidade real".
- não se deve ver nele um compilador, ou um veículo de diferentes "fontes", ou alguém que soube combinar Evágrio, Gregório de Nazianzo e Dionísio Areopagita.
- não se trata de um reservatório onde se reuniram filosofias gregas, neoplatonismo, Gregório de Nissa, Dionísio Areopagita e Orígenes, mas de uma mente livre em sua capacidade de mudar perspectivas, vendo estas tradições de vários pontos de vista, possibilitando novos modos de expressá-las, em níveis ainda mais profundos.
O que faz de Máximo o confessor um gênio é sua capacidade de aprofundamento e abertura de mundos intelectuais que começavam a se perder, iluminando novas conexões, similaridades e relacionamentos.
- um teólogo contemplativo bíblico, um filósofo aristotélico, um místico na tradição neoplatônica, um teólogo entusiasta do Verbo nas linhas de Orígenes, um monge na tradição de Evágrio, e mais que tudo um homem da Igreja, dando sua vida pela ortodoxia da Calcedônia e por uma Igreja centrada em Roma.