Elias Ekdikos Anthologion 21-30

Elias Ekdikos — FLORILÉGIO

21. Nem o corpo não pode se purificar sem jejum e sem vigílias, nem a alma não pode se purificar sem compaixão e sem verdade, nema a inteligência não também se purificar sem a intimidade e a contemplação de Deus. As conexões são aqui absolutamente claras.

22. No cercado das virtudes que acabo de dizer, a alma opõe às tentações uma guarda imperturbável, que é a paciência. «É por vossa paciência que salvareis vossas almas», disse o Verbo. Mas se se passa de outro modo, ela cai ordinariamente sob as engrenagens da lassidão, como uma cidade sem defesas sob os gritos levantados de longe.

23. Aqueles que são sensatos em suas palavras não serão talvez igualmente em seus pensamentos. E aqueles que o são em seus pensamentos não serão talvez igualmente em seus sentidos exteriores. Pois se todos são tributários dos sentido, todos não lhes pagam da mesma maneira seus tributos. Com efeito, por inocência, a maior parte não é capaz de honrar os sentidos naquilo que lhes é próprio, como os sentidos eles mesmo o demandam.