Eckhart Sermão 5a (comentário)

Ancelet-Hustache

Sermon 5a — In hoc apparuit charitas dei in nobis quoniam filium suum unigenitum misit deus in mundum ut vivamus per eum (I Jean 4, 9).

Esse sermão pareceu extremamente suspeito para os primeiros juízes de Colônia, que tiraram dez artigos dele; na verdade, ele contém alguns dos temas favoritos do mestre.

Tudo o que o Pai deu ao Filho, “ele o deu por minha causa e porque era necessário para mim”. Essa pode ser uma definição de redenção que esteja de acordo com a teologia clássica, e o acusado responderá a seus acusadores com um texto de São Tomás: Deus não enviou seu Filho na carne por nenhuma outra razão que não fosse salvar a humanidade. No entanto, as duas frases banais sobre humildade e a conexão entre “homo” e “humo” que ele acrescenta em sua resposta não correspondem ao restante do texto em questão: “… tudo o que ele lhe deu foi para meu uso, e ele me deu assim como deu a si mesmo; eu não excluo nada disso, nem a união nem a santidade da Deidade… Tudo o que ele lhe deu na natureza humana não é estranho para mim e não é mais remoto do que para ele”. Essa é uma das fórmulas que expressam a união do homem com Cristo e com a Divindade. Ela será condenada pela proposição 11 da Bula, mas esta não especifica que ela se refere ao homem justo, ao homem desprendido, ao passo que toda a argumentação de Eckhart se baseia justamente nesse desprendimento. A Bula implica, portanto, uma identidade pura e simples entre Jesus Cristo e o gênero humano, algo que Mestre Eckhart nunca ensina.

O dom de Deus é absolutamente simples e perfeito, indivisível e atemporal. Essa dádiva de Deus é o próprio Deus. Portanto, nós também já devemos estar vivendo na eternidade. A condição é sempre a mesma: desapego. E, antes de tudo, esse requisito elementar: distanciamento do pecado. Como Deus vê todas as coisas em si mesmo, ele não nos vê quando estamos em pecado.

Como toda a nobreza de Nosso Senhor pertence a todos, para participar plenamente dela, é preciso comportar-se com a mesma igualdade em relação a todos os homens, “sem estar mais próximo de si mesmo do que de qualquer outro”. O requisito evangélico não é considerado levianamente: amar todas as pessoas como a si mesmo é considerar que o que acontece com o outro, seja bom ou ruim, acontece contigo.

“Ele o enviou (o Filho) ao mundo”. O pregador havia nos dito que tínhamos de viver na eternidade. Ele retoma essa mesma ideia e lhe dá outra expressão: estar no “mundo sublime contemplado pelos anjos”, com nosso amor e nosso desejo. Ele invoca Santo Agostinho para demonstrar a ousadia de sua proposta: o que o homem ama, ele se torna no amor. “Devemos dizer, então, que quando o homem ama a Deus, ele se torna Deus? Isso pareceria uma blasfêmia. No amor que damos, não há dois, mas um e união, e no amor eu sou mais Deus do que sou em mim mesmo.”

Eckhart brinca com os dois significados da palavra “in mundum”: “mundo” e “puro”. Em um coração puro, o Pai gera seu Filho como o gera na eternidade, nem mais nem menos. Mas o que é um coração puro? Ele retoma o tema do desapego: o coração que se desapega de todas as criaturas, ou seja, do “nada”, é puro.

Aqui encontramos pela primeira vez uma das imagens que evocam o tema da dessemelhança: se eu colocasse um carvão em brasa em minha mão, doeria porque o nada, ou seja, tudo o que foi criado em mim, é oposto à natureza do fogo. Se fôssemos da mesma natureza do fogo e, portanto, livres do nada, não sentiríamos dor. Portanto, o nada se manifesta naquilo que a criatura não tem.

“Vivemos com ele”, portanto devemos cooperar com ele “a partir de dentro”, ou seja, operar por meio do bem que vive em nós. “Ele é absolutamente o nosso bem, e todas as coisas são o nosso bem nele”, que é também o que os anjos têm, e todos os santos, e Nossa Senhora. Esse texto pode ser lido à luz do dogma da comunhão dos santos, mas Eckhart vai além: para que todas as coisas me pertençam nele, devo recebê-lo igualmente em todas as coisas, na tristeza como na satisfação, nas lágrimas como na alegria.

O final do sermão é uma longa variação sobre esse mesmo tema do desapego. E isso é para o consolo das freiras que o ouvem: elas relegam Deus sob um banco, aquelas que estão tão preocupadas com a maneira pela qual Deus se entrega a elas. “Lágrimas, suspiros e muitas outras coisas semelhantes não são Deus. “Se você não tem piedade nem compunção sem ter causado isso por pecados mortais, você acha que, por não ter piedade nem compunção, você não tem Deus? Se você sofre por não ter nem piedade nem compunção, essa é precisamente a sua piedade e compunção agora.”