ysabel_de_andia:ysabel-de-andia-transfiguracao

Ysabel de Andia Transfiguração

Ysabel de Andia — MÍSTICOS DO ORIENTE E DO OCIDENTE O MISTÉRIO DA TRANSFIGURAÇÃO Entre os mistérios da vida de Jesus oferecidos a nossa contemplação e a nossa imitação, o mais contundente e o mais inimitável é o mistério da Transfiguração.

É um mistério de luz onde Jesus é transfigurado em sua carne e no entanto é o anuncio profético das trevas da paixão.

É uma visão da unidade de um e de outro Testamento onde o Verbo se entretém com Moisés e Elias e se dirige em seguida a três de seus discípulos.

É uma teofania trinitária onde o Pai demanda aos discípulos de escutar seu Filho bem-amado.

Ora, esta página do Evangelho está situada pelos três Sinópticos entre o apelo de Jesus a segui-lo e o segundo anúncio da Paixão.

No Evangelho de João, que não menciona o relato da Transfiguração, é após o anúncio da “hora que o Filho do Homem deve ser glorificado” (12,23) e o apelo de Jesus: “Se alguém que me servir, que se ponha a me seguir e aí onde estou também estará meu servidor” (12,26), depois do “problema” do Cristo semelhante à angústia de Gethsemani (12,27), que intervém a voz vindo do céu proclamando a glória do Filhos: “Eu o glorifiquei e eu o glorificarei ainda” (12,28).

É esta relação entre a Transfiguração e a Páscoa do Cristo que gostaria de mostrar no triplo aspecto do mistério: a luz, a profecia e a teofania trinitária. {toc showdesc=1|

/home/mccastro/public_html/cristologia/data/pages/ysabel_de_andia/ysabel-de-andia-transfiguracao.txt · Last modified: by 127.0.0.1