Plato Christianus – Transgressão
IvankaPC
Mas o platonismo vai mais longe e ultrapassa os limites dessas aspirações legítimas ao formular vários postulados.
1 / Essa ordem do ser é necessária, não pode ser pensada de outra forma; o pensamento, por si só, pode compreendê-la imediatamente e reconstituí-la em todas as suas partes.
2 / O processo de diversificação do todo a partir do ser originário, o Um, também é compreensível pelo pensamento (mas não pelo pensamento racional, que já opera com conceitos determinados). Pode ser compreendido por um ato de pensamento supremo, que desdobra todas as coisas singulares além de qualquer conceito (produzindo assim, a partir de si mesmo, os elementos do pensamento conceitual). Esse processo pode, então, ser repetido numa experiência que transcende qualquer conceito.
3 / O conhecimento imediato desse Um, para o qual o espírito—já inconscientemente tocado pela graça—tende como para seu objetivo último, e que, de alguma forma, já experimenta em seu esforço para alcançá-lo, deve incluir, ao mesmo tempo, o conhecimento da emanação do múltiplo a partir da unidade originária. Esse conhecimento imediato não é apenas uma experiência da atração sobrenatural do homem por Deus como seu objetivo, sob o efeito da graça; não é apenas a experiência da coisa desejada no próprio desejo, na medida em que o ser desejado atua sobrenaturalmente no esforço que ele suscita—essa plena compreensão imediata é, na verdade, conforme à essência mesma do espírito, adaptada à sua natureza espiritual. É seu modo natural de conhecimento, obscurecido apenas por uma distorção do espírito. E, uma vez purificado e retornado à sua verdadeira natureza, deve abarcar a plena compreensão da ordem do Todo como um conjunto necessário, permitindo entender a maneira como o Todo procede do Um originário.
