Evágrio – Carta 8 (ACEP)
ACEP - Carta 8 (Evagrio para Melânia)
(1) Não se vai ganhar uma coroa por meio de louvor, nem se deseja semear discórdia por meio de repreensão: o louvor leva à vanglória e a repreensão leva à tristeza – e onde há vanglória e tristeza, também há todos os outros apetites. Alguém que é privado de seus desejos fica angustiado, enquanto alguém que realiza seu propósito adquire para si a vanglória. É de Paulo a frase, 'Conquistai com a arma da mão direita e da esquerda'; mas esta é a minha a dizer, 'Minhas feridas apodrecem e infeccionam por causa da minha insensatez', e novamente, 'Guarda-me da minha iniquidade, pois é grande'.
Isto é dito em resposta à vossa santa carta. (2) Quanto a vós, ensinai a vossa comunidade e aos vossos filhos que não viajem em uma jornada longa e prolongada e que não se aventurem precipitadamente em lugares desertos, pois isto é estranho a toda alma que se retirou do mundo.
(3) Todo aquele que deseja percorrer o caminho da virtude deve se guardar diligentemente do pecado, não apenas abstendo-se do ato, mas do próprio pensamento em sua mente. A proibição contra o pecado em ação é de Moisés, mas o mandamento sobre o pensamento é do Salvador. E seria surpreendente se uma mulher que vai e encontra dez mil pessoas achasse possível aperfeiçoar esta disciplina!
