User Tools

Site Tools


origenes_contra_celso:manifestacao-de-jesus-occ

Manifestação de Jesus (OCC)

//Orígenes — Contra Celso (OCC)//

67. Penso pois ter respondido da melhor forma possível para um tratado deste gênero à objeção: “Se Jesus quisesse realmente manifestar seu poder divino, ele deveria ter aparecido a seus inimigos, ao juiz, em suma a todo mundo.” Não, ele não devia aparecer a seu juiz nem a seus inimigos. Pois Jesus tratava seu juiz e seus inimigos de tal forma que não fossem atingidos de cegueira como o foram os habitantes de Sodoma quando conspiraram na ocasião em que os anjos foram recebidos como hóspedes na casa de Ló. Eis em que termos é narrado o incidente: “Os homens, porém, estendendo os braços, fizeram Ló entrar para junto deles, na casa, e fecharam a porta. Quanto aos homens que estavam na entrada da casa, eles os feriram de cegueira, do menor até o maior, de modo que não conseguiam encontrar a entrada” (Gn 19,10-11). Jesus, portanto, queria manifestar seu poder divino a todos os que eram capazes de vê-lo e na medida desta capacidade de ver. E ele sem dúvida não tinha outra razão para evitar aparecer senão as capacidades dos que eram incapazes de vê-lo.

Por isso de nada adianta Celso acrescentar: Pois com certeza ele não tinha mais medo de ninguém porque se submetera à morte e, como dizeis, ele era Deus; e não foi enviado principalmente para ficar escondido. De fato, ele foi enviado não só para ser conhecido mas também para permanecer escondido. Pois a totalidade de seu ser não era conhecida por parte dos que o conheciam, mas algo lhes escapava; e para alguns ele permanecia absolutamente desconhecido. Mas ele abriu as portas da luz para os que eram filhos das trevas e da noite, e tudo fizeram para se tornarem filhos do dia e da luz (cf. 1Ts 5,5). E o Senhor veio na qualidade de Salvador como bom médico, mais para nós cheios de pecados do que para os justos.

/home/mccastro/public_html/cristologia/data/pages/origenes_contra_celso/manifestacao-de-jesus-occ.txt · Last modified: by 127.0.0.1