origenes:abimeleque-ohg

Abimeleque (OHG)

Depois do aparecimento dos três homens, depois da destruição de Sodoma e da preservação de Ló, que ele deveu à sua hospitalidade ou ao seu parentesco com Abraão, a narrativa do Gênesis que se acaba de ler conta que “Abraão partiu de lá para o Midi” e foi para a terra dos filisteus. Segundo a narrativa, Abraão tinha concordado com sua mulher Sara que ela não se faria passar pela sua mulher, mas sim pela sua irmã. De tal modo que o rei Abimeleque a tomou para desposá-la. Mas Deus foi até Abimeleque durante a noite e disse-lhe, segundo o texto: “Tu não tocaste esta mulher, e eu não permiti que a tocasses, etc.”. Depois disso, Abimeleque a restituiu ao seu marido e reprovou ao mesmo tempo a Abraão por não lhe ter dito a verdade. Então, sempre de acordo com a narrativa, como o profeta que ele era, Abraão orou por Abimeleque, “e o Senhor curou Abimeleque, a sua mulher e as suas servas”. O Deus todo-poderoso teve o cuidado de curar também as servas de Abimeleque, “porque, diz a Escritura, ele as havia tornado estéreis para que não gerassem filhos”. Posteriormente, por causa da oração de Abraão, elas puderam gerar filhos. Homilias sobre o Gênesis: VI - ABIMELEQUE E SARA O primeiro dia.

Mas consideremos o que Abimeleque diz ao Senhor: “Sabes, Senhor, disse ele, que fiz isso com um coração puro”. Abimeleque age de forma totalmente diferente de Faraó. Está longe de ser totalmente ignorante e pervertido: sabe pelo menos que é preciso um coração puro para se preparar para a virtude. Por isso, Deus o cura, por meio da oração de Abraão, por ter querido tomar a virtude com um coração puro. E não foi apenas ele a ser curado, mas também as suas servas. Homilias sobre o Gênesis: VI - ABIMELEQUE E SARA O primeiro dia.

Abimeleque significa: meu pai é rei. Ora, parece-me que Abimeleque representa os sábios entre os amigos do século, dedicados à filosofia, sem ainda ter alcançado inteiramente nem plenamente a regra da piedade, sabendo contudo que Deus é o pai e o rei de tudo, ou seja, que ele fez tudo e que governa tudo. Neste plano da filosofia moral, é bem verdade que essas pessoas cultivaram até um certo ponto a pureza de coração e que buscaram generosamente, com zelo, entrar em comunicação com a virtude divina. Mas “Deus não permitiu que a tocassem”. Porque não foi Abraão - por mais grande que fosse, ele não era mais que um servo - mas o Cristo que estava destinado a dar essa graça aos Gentios. Por isso, apesar da impaciência de Abraão de ver a palavra que lhe tinha sido dita: “Todas as nações serão abençoadas em ti”, se cumprir nele e por ele, é em Isaque que lhe é feita a promessa, ou seja, no Cristo, segundo o que diz o Apóstolo: “Não disse 'e aos seus descendentes' como se se tratasse de vários, mas 'e à tua descendência', como falando de um único que é o Cristo.” Homilias sobre o Gênesis: VI - ABIMELEQUE E SARA O primeiro dia.

Contudo, “o Senhor curou Abimeleque, a sua mulher e as suas servas”. Homilias sobre o Gênesis: VI - ABIMELEQUE E SARA O primeiro dia.

Que a Igreja de Deus compreenda assim as histórias de geração e de parto. Que ela realce as ações dos patriarcas por uma interpretação decente e honrosa! Que ela não corrompa as palavras do Espírito Santo por ineptas fábulas judaicas! mas que lhes atribua um sentido plenamente honroso, plenamente moral e útil. De outra forma, que edificação retiraremos de ler que Abraão, este grande patriarca, não só mentiu ao rei Abimeleque, mas entregou o pudor da sua esposa? Há edificação em pensar que a mulher de um tão grande patriarca quase foi desonrada com o consentimento tácito do seu marido? Aos judeus cabe crer nisso, e, com eles, aos amigos da letra, não do espírito! Para nós, “associando as coisas espirituais às coisas espirituais”, tornemo-nos espirituais tanto em ato quanto em pensamento no Cristo Jesus nosso Senhor, “a quem é a glória e o poder pelos séculos dos séculos. Assim seja”. Homilias sobre o Gênesis: VI - ABIMELEQUE E SARA O primeiro dia.

Mas Abimeleque, este homem que, outrora, havia prestado homenagem a Abraão, chega agora de Gerar com os seus amigos junto de Isaque: “e Isaque lhes disse: Por que viestes a mim, vós que me odiais e que me expulsastes de vossa casa? Ao que eles responderam: Vimos claramente que o Senhor é contigo e dissemos: Que haja um juramento entre nós e ti, e façamos uma aliança contigo para que não nos faças mal, etc…” Homilias sobre o Gênesis: XIV - APARECIMENTO DO SENHOR A ISAQUE - ALIANÇA COM ABIMELEQUE O primeiro dia.

Este Abimeleque, pelo que vejo, nem sempre está em paz com Isaque, mas ora está em desacordo e ora pede a paz. Se se lembra, dizíamos dele, nas homilias precedentes, que ele desempenha o papel, entre os partidários do século, desses sábios que, pelo estudo da filosofia, chegaram ao conhecimento de muitas verdades. Por aí se pode compreender como, com Isaque que é a figura do Verbo de Deus contido na Lei, Abimeleque não pode estar nem sempre em desacordo nem sempre em paz. Pois se a filosofia não está em oposição em tudo com a Lei de Deus, também não está em acordo em tudo com ela. Homilias sobre o Gênesis: XIV - APARECIMENTO DO SENHOR A ISAQUE - ALIANÇA COM ABIMELEQUE O primeiro dia.

É por isso que Abimeleque, nesta figura, é representado ora em paz com Isaque e ora em desacordo com ele. Homilias sobre o Gênesis: XIV - APARECIMENTO DO SENHOR A ISAQUE - ALIANÇA COM ABIMELEQUE O primeiro dia.

Também não penso que seja sem razão que o Espírito Santo que escreve tudo isso tenha tido o cuidado de acrescentar que duas outras personagens vieram com Abimeleque: Ocozate seu genro, e Ficol, o chefe do seu exército. Homilias sobre o Gênesis: XIV - APARECIMENTO DO SENHOR A ISAQUE - ALIANÇA COM ABIMELEQUE O primeiro dia.

Ocozate significa: “Aquele que segura”, Ficol: “a boca de todos”, e o nome de Abimeleque: “Meu pai é rei”. A todos eles, parece-me, eles representam toda a filosofia, que os filósofos dividem em três partes: a lógica, a física, a ética, ou seja, a filosofia racional, a filosofia natural e a filosofia moral. A filosofia racional é aquela que reconhece em Deus o pai de todos: é Abimeleque. A filosofia natural serve de base e segura tudo, apoiando-se de certa forma nas forças da própria natureza: é a de Ocozate, “aquele que segura”. A filosofia moral é aquela que está na boca de todos, aquela que se dirige a toda a gente e que se encontra na boca de todos, na medida em que os preceitos que se dirigem a todos se assemelham: é Ficol que a representa, Ficol que significa “boca de todos”. Homilias sobre o Gênesis: XIV - APARECIMENTO DO SENHOR A ISAQUE - ALIANÇA COM ABIMELEQUE O primeiro dia.

/home/mccastro/public_html/cristologia/data/pages/origenes/abimeleque-ohg.txt · Last modified: by 127.0.0.1