Agostinho Mistérios
Agostinho de Hipona — DOMINGO DE PÁSCOA Tradução do latim do Padre António Fazenda
O modo como há-de vir (o Espírito Santo) é este: manifesta-se em línguas de fogo; Mete-nos dentro o espírito de caridade, para nos inflamarmos no amor de Deus, para desprezarmos as seduções do mundo, para queimarmos as ervas das nossas paixões, para purificarmos como ouro o nosso coração. Vem, pois, o Espírito Santo, depois da água o fogo, e tornais-vos naquele pão que é corpo de Cristo. E por este modo se significa de alguma forma a unidade.
Sabeis os mistérios pela ordem em que se seguem. Primeiro, depois da oração1) sois convidados a ter o coração no alto; é coisa que fica bem a membros de Cristo. Pois, se vos tornastes membros de Cristo, o que é vossa cabeça onde está? Os membros têm sua cabeça. Se o que é cabeça não tivesse ido adiante, os membros não podiam segui-lo. Para onde foi o que é vossa cabeça? Que recitastes no Símbolo? Ao terceiro dia ressuscitou dos mortos, subiu ao céu, está sentado à direita do Pai. Está, pois, no céu O que é nossa cabeça. Por isso, quando se diz «Coração ao alto!» respondeis «Já o temos no Senhor». E para que isso de ter o coração no Senhor o não atribuais às vossas forças, aos vossos merecimentos, aos vossos esforços, porque ter o coração no céu é um dom de Deus, por isso o bispo ou o presbítero que celebra, depois de o povo responder «Temos no Senhor o nosso coração bem elevado», continua «Demos graças ao Senhor nosso Deus», por termos o coração posto n'Ele. Demos-Lhe graças, porque se Ele não nos fizesse este dom, teríamos o coração na terra. E vós assim o atestais dizendo: É digno e justo que Lhe demos graças por nos fazer levantar o nosso coração para Aquele que é nossa cabeça.
Em seguida, depois da santificação do sacrifício de Deus, porque Deus quis que nós sejamos sacrifício seu — e isto fica manifesto logo que se põe sobre o altar o sacrifício de Deus —, porque, como esse sacrifício nos representa também a nós, lá estamos2) com Ele em cima do altar; logo, pois, que se terminou a santificação, rezamos a oração do Senhor, que já aprendestes e recitastes. Depois dela diz-se A paz seja convosco, e os cristãos beijam-se com ósculo santo. É o sinal da paz. O que os lábios mostram, deve-se fazer na consciência, isto é, assim como os teus lábios se aproximam dos lábios do teu irmão, assim se não afaste do coração dele o teu coração3).
Grandes mistérios, pois, e muito grandes! Quereis saber em que condições nos são dados? Diz o Apóstolo: «Quem come o corpo de Cristo ou Lhe bebe indignamente o seu cálix, é réu do corpo e do sangue do Senhor» (1 Cor 11, 27). Receber indignamente que significa? Receber com desdém, receber com irrisão. Não O julgues vil por O veres. O que vês passa; mas o invisível, que é significado, não passa, permanece. Eis que Se recebe, Se come, Se consome. Destrói-se porventura o corpo de Cristo? Destrói-se porventura a Igreja de Cristo? Destroem–se porventura os membros de Cristo? Nunca! Aqui purificam-se, lá coroam-se. Permanecerá, pois, o que é significado, embora o que significa pareça passar.
Recebei-O, pois, de maneira que tireis proveito, que tenhais a unidade no vosso coração, que tenhais sempre fixo no alto o coração. Não ponhais na terra a vossa esperança, mas no céu; seja firme em Deus a vossa fé, seja aceite a Deus. Porque aquilo que agora, sem o verdes, credes, lá haveis de o ver e de o gozar sem fim.
