madame_guyon:guyon-hermes-i-diferentes-vias-do-retorno-da-alma-a-deus

Guyon (HermesI) – Diferentes vias do retorno da alma a Deus

Extratos de Les Torrents de Madame Guyon (HermesI)

Assim que uma alma é tocada por Deus e seu retorno é verdadeiro e sincero, após sua primeira purificação pela confissão e contrição, Deus lhe dá um certo instinto de voltar para Ele, abandonando os divertimentos e as futilidades do mundo para retornar ao seu centro, como a um fim para o qual ela deve se esforçar para voltar e fora do qual nunca encontra verdadeiro descanso.

Esse instinto é colocado na alma de maneira muito forte, em algumas almas mais e em outras menos, segundo os desígnios de Deus, mas todas elas têm uma impaciência amorosa de se purificar e tomar os caminhos necessários para retornar à sua fonte e origem, semelhantes aos rios que, depois de saírem de suas fontes, têm um curso contínuo para se precipitar no mar. Você vê mesmo que, de todos esses rios, alguns correm grave e lentamente, e outros correm com mais velocidade. Mas há rios e torrentes que correm com uma impaciência terrível e que nada pode deter. Todas as cargas que você lhes der e os diques que você possa colocar para impedir sua corrida servirão apenas para redobrar sua violência.

Assim são essas almas. Algumas vão suavemente em direção à perfeição e nunca chegam ao mar, ou chegam muito tarde, contentando-se em se perder em algum rio mais forte e mais rápido que as leva consigo para o mar; outras, que são as segundas, vão mais forte e mais rapidamente que as primeiras. Elas levam consigo uma grande quantidade de riachos, mas são lentas e preguiçosas em comparação com as últimas, que se precipitam com tanta impetuosidade que não servem para quase nada. Não se ousa navegar nelas nem confiar-lhes qualquer mercadoria, a não ser em certos lugares e em certos momentos. É uma água louca e temerária que se agita contra as rochas, que assusta com seu barulho e que não se detém diante de nada. As segundas, ao contrário, são mais agradáveis e mais úteis; sua gravidade agrada e estão todas carregadas de mercadorias, e nela se navega sem medo e sem perigo.

É preciso ver, com a ajuda da graça, esses três tipos de pessoas diferentes nas figuras que propus, e começar pelas primeiras para terminar felizmente pelas últimas.

/home/mccastro/public_html/cristologia/data/pages/madame_guyon/guyon-hermes-i-diferentes-vias-do-retorno-da-alma-a-deus.txt · Last modified: by 127.0.0.1