Tauler – Ao encontro do Senhor
Johannes Tauler — Sermões (excertos)
(Fragmentos extraídos de: INSTITUCIONES, TEMAS DE ORACION. JUAN TAULER, EDICIONES SIGUEME. COLECCIÓN ICHTHYS 9)
Assim estaremos preparados para sair ao encontro do Senhor. Saímos agora e avançamos além de nós mesmos até Deus. É preciso renunciar a todo desejo, vontade ou ação própria. Nada mais do que a intenção pura e nua de buscar somente a Deus, sem o menor desejo de buscar a si mesmo ou qualquer coisa que possa redundar em seu benefício. Com plena vontade de ser exclusivamente para Deus, de conceder-lhe a morada mais digna, a mais íntima, para que Ele nasça ali e realize sua obra em nós, sem sofrer nenhum impedimento.
De fato, para que duas coisas se fundam, é necessário que uma seja paciente e a outra se comporte como agente. Somente quando o olho está limpo é que pode ver um quadro pendurado na parede ou qualquer outro objeto. Isso seria impossível se houvesse outra imagem gravada na retina. O mesmo ocorre com o ouvido: enquanto um ruído o ocupa, ele é impedido de captar outro. Concluindo, quanto mais puro e vazio é o recipiente, mais útil ele é.
É a isso que se refere Santo Agostinho quando diz: “Esvazie-se para se encher, saia para entrar”. E em outro lugar: “Ó alma nobre, criatura nobre, por que buscas fora quem está plena e manifestamente dentro de ti? Tu és participante da natureza divina, por que, então, escravizar-te às criaturas? O que tens a ver com elas?”
