Boehme (JBVAS) – Da vida além dos sentidos (29-35)
Jacob Boehme — Da vida além dos sentidos (JBVAS)
29
“Que lugar é esse onde o homem não habita em si mesmo?
— É a alma totalmente abandonada, quando a alma morre para a sua própria vontade e não quer mais nada para si mesma, a não ser o que Deus quer. É aí que o Amor tem a sua morada.
“Pois, na mesma medida em que a vontade própria morreu para si mesma, o Amor ocupou o seu lugar. Onde antes residia a vontade própria, agora não há nada. E onde não há nada, somente o amor de Deus age.”
30
“Mas como posso compreendê-Lo sem a morte da minha vontade?
— Se você quer compreendê-Lo, então Ele foge de você. Mas se você se entrega totalmente a Ele, então você está morto para si mesmo segundo a sua vontade, e Ele se torna a vida da sua natureza.
“Ele não o faz morrer, mas, pelo contrário, Ele o torna vivo segundo a sua vida. Você vive então não pela sua vontade, mas pela vontade Dele, pois a sua vontade se torna a vontade Dele.
“Assim, você está morto para si mesmo, mas vivo para Deus.”
31
“Como é que tão poucos homens O encontram, quando todos o desejam?
— É porque todos O procuram em alguma coisa, isto é, na opinião imaginária, no seu próprio desejo, e quase todos têm a sua satisfação na natureza.
“Mesmo que o Amor se ofereça a eles, Ele não encontra lugar neles. Pois o imaginário da vontade própria se instalou em seu lugar e quer ter em si mesmo o imaginário de sua própria satisfação.
”Mas o Amor foge, pois Ele só habita no nada. É por isso que eles não O encontram.”
32
“Qual é a sua função no nada?
— A sua função é penetrar incessantemente no algo.
”E se ele consegue encontrar no algo um lugar que seja silencioso, ele ocupa-o e regozija-se mais, pela exuberância do seu amor, do que o sol se regozija no mundo.
“Sua função é acender incessantemente um fogo no algo e queimá-lo, e incendiar-se além de qualquer chama.”
33
“Ó querido Mestre, como devo entender isso?
— Se o Amor pode acender um fogo em você, você sentirá como ele queima sua própria existência e se alegra tanto com o seu fogo que você preferirá morrer a voltar para o seu lugar.
“E sua chama é igualmente tão grande que não te abandonaria: mesmo que isso lhe custasse a vida temporal, o Amor te acompanharia com seu fogo até a morte.
”E se tu descesses ao inferno, Ele destruiria o inferno por amor a ti.”
34
“Querido Mestre, não consigo mais suportar o que me perde. Como posso encontrar o caminho mais curto para chegar até Ele?
— Vá por onde o caminho for mais difícil. Aceite o que o mundo rejeita. Não faça o que ele faz.
“Comporta-te em todas as coisas ao contrário do mundo, assim tomarás o caminho mais curto para o amor de Deus.”
35
“Se eu me comportar ao contrário de todas as coisas, terei de viver na pior das necessidades e na inquietação. Além disso, vão me considerar louco…
— Não estou dizendo para você fazer mal a ninguém. O mundo só ama o engano e a vaidade e segue um caminho errado: se você quer, em todas as coisas, seguir o caminho oposto a esse, basta seguir o caminho certo, pois o caminho certo é oposto a todos os outros.
“Você diz que então ficaria na pior angústia: mas isso só lhe acontece segundo a carne e lhe dá a oportunidade de uma penitência contínua. E o Amor ama mais do que tudo, com seu sopro de fogo, estar em tal angústia.
Tu também dizes que serás considerado louco: isso é verdade. Pois o caminho para o amor de Deus é loucura para o mundo, mas é sabedoria para os filhos de Deus. Quando o mundo vê nos filhos de Deus tal fogo de amor, diz que eles enlouqueceram. Mas para os filhos de Deus, é o maior tesouro, que nenhuma vida jamais poderá expressar.
“Nenhuma boca poderá jamais nomear o que é o fogo do amor ardente de Deus, mais branco que o sol e mais doce que qualquer mel, mais poderoso que qualquer alimento e qualquer bebida, e mais amável que toda a alegria deste mundo.
“Quem alcança esse Amor é mais rico do que qualquer rei na terra, mais nobre do que qualquer imperador, mais forte do que qualquer poder.”
