jacob_boehme:boehme-jbvas-da-vida-alem-dos-sentidos-15-21-2

Boehme (JBVAS) – Da vida além dos sentidos (15-21)

Jacob Boehme — Da vida além dos sentidos (JBVAS)

“Como eu, pobre homem, poderia chegar com o coração a esse lugar onde não existe nenhuma criatura?

— Ó meu querido discípulo, respondeu-lhe o Mestre com grande benevolência, se a tua vontade pudesse, por uma única hora, desligar-se de todas as criaturas e lançar-se nesse lugar onde não há nenhuma criatura, ela seria revestida do mais alto esplendor da majestade de Deus. Ela saborearia em si o amor mais doce de Nosso Senhor Jesus Cristo, que nenhum homem poderia expressar, e experimentaria em si as palavras inexprimíveis de Nosso Senhor Jesus Cristo em sua grande misericórdia.

«Sentiria em si que a Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo se transformou para ela num terno benefício. E preferiria conquistá-la a todas as honras e todos os bens do mundo.»

16

«Mas o que seria do seu corpo, uma vez que deve viver na criatura?

— O corpo seria colocado à imitação de Nosso Senhor Jesus Cristo, que disse que o seu reino não era deste mundo. Começaria a morrer por fora e por dentro.

“Por fora, pela vaidade e pelas más ações do mundo: e se tornaria inimigo e contrário a toda a lascívia.

“Por dentro, à toda a cobiça e má inclinação: e receberia verdadeiramente um novo sentido e uma nova vontade, que estariam continuamente voltados para Deus.”

“O mundo, porém, o odiaria e desprezaria porque ele teria que contradizê-lo e viver de outra maneira, e agir de maneira diferente dele?

— Ele não se preocuparia com isso como se tivesse sido atingido por uma desgraça.

«Pelo contrário, ele se alegraria por ter-se tornado digno de se assemelhar à imagem de Nosso Senhor Jesus Cristo, e carregaria muito de bom grado essa Cruz, a fim de que o seu amor muito doce corresse dentro dele.»

18

“Mas o que lhe aconteceria se, por dentro, a ira de Deus e, por fora, a maldade do mundo o assaltassem, como aconteceu a Nosso Senhor Jesus Cristo?

— Aconteceria com ele como aconteceu com Nosso Senhor Jesus Cristo.

“Quando Ele foi ultrajado e crucificado pelo mundo e pelos sacerdotes, entregou a sua alma nas mãos do Pai e deixou a angústia deste mundo para a alegria eterna.

“Ele também, deixando o escárnio e a angústia do mundo, penetraria em si mesmo no grande amor de Deus e seria fortalecido e sustentado pelo nome muito doce de Jesus.

”Ele veria e sentiria em si um mundo novo penetrando através da ira de Deus. Ele envolveria sua alma e consideraria todas as coisas indiferentes: que o corpo estivesse no inferno ou na terra, desde que seu coração estivesse no maior amor de Deus.“

”Mas como seu corpo seria alimentado no mundo, como ele alimentaria os seus se a desgraça do mundo inteiro caísse sobre ele?

— Ele recebe uma graça maior do que o mundo pode oferecer, pois tem Deus e todos os seus anjos como amigos, que o protegem em todas as necessidades.

“Deus é sua felicidade em todas as coisas: e se parece que ele não quer essa felicidade, isso é apenas uma provação e um atrativo do amor, para que ele reze ainda mais a Deus e entregue todos os seus caminhos a Ele.”

20

“Mas ele perde todos os seus bons amigos e não há ninguém ao seu lado para socorrê-lo na necessidade?”

— Ele recebe como propriedade o coração de todos os bons amigos e perde apenas os inimigos, que antes amavam apenas a sua vaidade e a sua maldade.

21

“Como é que ele recebe como propriedade bons amigos?”

— Ele recebe como irmãos e membros de sua própria vida as almas de todos aqueles que pertencem a Nosso Senhor Jesus: pois em Cristo os filhos de Deus são um, que é Cristo em todos. É por isso que ele os recebe a todos como membros corporais em Cristo: pois eles têm em comum os bens celestiais e vivem no mesmo amor de Deus, como os ramos da árvore vivem da mesma seiva.

“Da mesma forma, não lhe faltam amigos externos e naturais, como também não faltaram a Nosso Senhor Jesus Cristo. Mesmo que os sacerdotes e os poderosos deste mundo não quisessem amá-Lo, eles que não Lhe pertenciam e não eram seus membros e irmãos, aqueles que eram capazes de compreender as suas palavras O amavam.

“Assim também O amariam aqueles que amam a verdade e a justiça. Eles se uniriam a Ele como, à noite, Nicodemos se uniu a Jesus, ele que, em seu coração, amava Jesus por causa da verdade e, exteriormente, tinha horror do mundo.

”Ele terá, assim, muitos bons amigos que não conhece.”

/home/mccastro/public_html/cristologia/data/pages/jacob_boehme/boehme-jbvas-da-vida-alem-dos-sentidos-15-21-2.txt · Last modified: by 127.0.0.1