hesychius_de_batos:hesiquio-batos-centuria-161-70

Hesiquio Batos Centuria 1,61-70

Hesíquio de Batos ou o Sinaíta — Capítulos sobre a Sobriedade e a Vigilância 62. Quem quiser purificar o coração, tirará excelente proveito da invocação constante do santo nome de Jesus, contra os inimigos invisíveis; fizemos essa experiência. Vede como as lições da experiência concordam com o testemunho da Escritura: “Prepara-te, Israel, para invocar o nome do Senhor teu Deus” ( Am 4,12 ); e do Apóstolo: “Orai sem cessar” ( lTs 5,17 )… Que excelente bem é a oração, que contém todos os outros: ela purifica o coração no qual Deus se manifesta àquele que crê.

68. Quem consagra todas as ocupações em seu interior, é casto. E não é só isso. Contempla, vê Deus, anuncia Deus e ora…

70. Aquele que renuncia às coisas do mundo, como mulheres e riquezas, torna monge o homem exterior; não, ainda, o homem interior. Em compensação, quem renuncia ao pensamento apaixonado dessas coisas, torna monge também o homem interior, isto é, o espírito. Esse é um verdadeiro monge. É bem fácil tornar monge o homem exterior; é só querer, Mas tornar monge o homem interior, requer um árduo combate.

/home/mccastro/public_html/cristologia/data/pages/hesychius_de_batos/hesiquio-batos-centuria-161-70.txt · Last modified: by 127.0.0.1