henry_suso:coomaraswamy-rcnj-suso-santissimo-nome-de-jesus

Coomaraswamy (RCNJ) – Suso, Santíssimo Nome de Jesus

Henri Suso — Do Nome de Jesus

Excertos do livro A Invocação do Nome de Jesus, de Rama Coomaraswamy (RCNJ)

UM RELATO DA DEVOÇÃO AO SANTÍSSIMO NOME DE JESUS

O Servidor enviou esta última carta à sua filha espiritual. Esta ardente amante de Deus muitas vezes havia notado a intensa devoção e fé firme que seu pai espiritual tinha no amável Nome de Jesus. Ela também havia ouvido de seus próprios lábios a maneira como ele havia gravado este mesmo Nome em seu coração. Ela cultivou em seu próprio coração um desejo ardente e amor por este santo Nome, e para aumentar sua devoção, bordou o Nome com seda vermelha em um pequeno pedaço de pano branco desta forma: IHS. Ela carregava este homônimo sempre consigo, e bordou inúmeros outros da mesma forma.

Quando o Servidor da Sabedoria a visitou, ela devotamente implorou-lhe que tocasse todos esses nomes em seu coração e depois os devolvesse a ela. E ele o fez.

Então ela pegou a que havia feito para si mesma e a costurou em sua roupa íntima, para que ninguém pudesse vê-la. Seu propósito era aumentar seu amor a Deus e obter sua bênção perpétua. Os outros nomes que ela havia preparado, enviou-os aos seus numerosos filhos espirituais, pedindo-lhes que os usassem com a mesma intenção, e eles o fizeram. Ela usou este Nome secretamente o resto de sua vida; foi sepultada com ela.

Aconteceu pouco antes de sua morte que o Servidor a visitou pela última vez. Ela dirigiu-se a ele assim: “Querido pai, que Deus seja louvado por todas as bênçãos que recebi d'Ele através de ti. Agora, meu querido pai espiritual, peço mais um favor do teu coração virtuoso. Por favor, não me recuses. E confio que muitas vezes fui admoestada por Deus em oração a pedir-te isto. É seu desejo que concedas.”

Ele falou: “Querida filha, tudo o que desejares em Deus será feito.”

Ela respondeu: “Pai, quem conhece seu coração amoroso como Deus e eu, e ouve ou lê suas palavras entusiasmadas, observará a devoção ardente e profunda que tem por este nome sagrado e o imenso benefício que todas as pessoas deveriam derivar desta mesma devoção. Portanto, eu, pobre criatura sofredora, rogo em nome de Deus e por amor a este nome sublime, que antes de morrer, nesta hora, coloque sua mão ungida sobre o nome salvífico que gravou em seu coração. Em seguida, com a mesma mão, faça o Sinal da Cruz sobre todos nós que, por suas santas instruções, veneramos este nome e repetimos diariamente a oração matinal que Deus lhe ensinou como meio de honrá-lo e de encorajar todas as pessoas a praticar esta mesma devoção. Se forem impedidos de fazer esta oração, dirão um Pai Nosso e uma Ave Maria, acompanhados de uma vênia para honrar aquele perante quem todos os joelhos se dobram, no céu e na terra. Isso lhes assegurará a proteção de Deus em todos os eventos da vida e os ajudará a vencer todos os obstáculos ao louvor de Deus e ao seu bem-estar eterno.”

Vendo em sua seriedade e devoção um sinal da vontade de Deus na matéria, o Servidor devotamente colocou a mão sobre o coração, tocou o Nome de Jesus, e então, no poder todo-poderoso desse mesmo Nome, fez o Sinal da Cruz e abençoou todos aqueles que devotamente repetissem a oração matinal acima mencionada em honra do Nome sagrado. Ele implorou a Deus que lhes concedesse uma santa morte e a bem-aventurança eterna. E que Deus nos ajude a todos a alcançar isso pelos méritos de seu Santo Nome! Amém.

/home/mccastro/public_html/cristologia/data/pages/henry_suso/coomaraswamy-rcnj-suso-santissimo-nome-de-jesus.txt · Last modified: by 127.0.0.1