henri_le_saux:henri-le-saux-eucaristia

Henri le Saux – Eucaristia

Saux1991

A Eucaristia coloca a Encarnação total à minha disposição. Não apenas a Paixão, a Ressurreição, mas também a Ascensão e a descida do Espírito. É em Cristo que respondo ao chamado que me é transmitido em e por Cristo. (6.52; A Ascensão ao fundo do coração, p. 69.)

A Eucaristia não está aí para nos tirar de nós mesmos e nos colocar nela, mas para nos fazer voltar para dentro de nós mesmos. É no “fundo” que se realiza a união da caridade, fruto primordial da Eucaristia. E é no fundo que se realiza a pinguedo spiritus . (5.6.52; La Montée au fond du coeur, p. 97.)

A Presença de Deus, assim que a consideramos (e pelo próprio fato do ponto de vista do tempo, desde o tempo, a-temporal), só é plena na Eucaristia. Quem está comprometido com o tempo se realiza na Eucaristia. A comunhão eucarística é a expressão plena e única da experiência do ser. É somente na Eucaristia que eu, homem de carne e de devir, de extensão e de tempo, alcanço a experiência total do ser pela fé, pelo sacramento: Mysterium fidei . Garantia de imortalidade, porque nela eu alcanço de fato o fim do meu ser, o meu telos . Na Eucaristia, eu sou teteleiomenos, iniciado e consumado ao mesmo tempo. Na Eucaristia, eu me encontro. (11.59; La Montée au fond du coeur, p. 271.)

A Eucaristia é mais do que transubstanciação (passagem de substância para substância), é “passagem” para o Ser. É somente nela que se completa a criação. (12.6.60; La Montée au fond du coeur, p. 282.)

A Eucaristia é uma anamnese, uma “memória”. Ela recorda o passado, mas não pode tornar o passado presente como passado. Ela “completa” o tempo, todos os tempos. E é como preparação para este presente que o passado “é recordado”. Pois só o presente existe.

E o presente eucarístico “mergulha” até a essência eterna desse presente. (5.5.63; La Montée au fond du coeur, p. 313.)

A missa não é obter nada — nem a comunhão, pois eu tenho tudo desde o momento em que existo —, mas como expressão do meu ser, como espera e aproximação do momento que vem no momento que é, da maneira como respiro na força deste momento, trazendo também a minha presença para o momento que vem. (1.12.70; La Montée au fond du coeur, p. 396.)

A Eucaristia. Comer Brahman em cada ser. Cada ser é madhu ] para todos os outros.

Alimentar-se de cada um para alimentar-se do todo.

Alimentar-se daqueles que estão mais próximos de Brahman.

Eucaristia: o chamado a tudo para se tornar Brahman. (24.12.72; La Montée au fond du coeur, p. 441.)

/home/mccastro/public_html/cristologia/data/pages/henri_le_saux/henri-le-saux-eucaristia.txt · Last modified: by 127.0.0.1