Henri le Saux – Angústia
Saux1991
não há parto que não seja doloroso. Foi na Cruz, na angústia do abandono por Deus, que a Igreja nasceu. O despertar para a glória do Pai no fundo da alma é o nascimento definitivo do homem. Ele não pode escapar desta lei. (O Encontro do Hinduísmo e do Cristianismo, p. 224.)
A angústia dura há cinco anos, desde a Quaresma de 53, quando na gruta de Arutpaltirtham compreendi o advaita e foram escritas as páginas essenciais do Guhântara. Desde então, meu advaitismo me impediu de me sentir fixado no meu cristianismo e meu cristianismo no advaita. Esquartejamento. (16.5.58; A Subida ao Fundo do Coração, p. 259.)
Aqueles que permaneceram no estágio da idolatria não têm angústia. (12.6.60; A Subida ao Fundo do Coração, p. 280.)
Natal, alegria e angústia ao mesmo tempo. O nascimento em carne do Verbo de Deus, alegria e angústia. O grito de Abba Pater, alegria e angústia.
Alegria desta plenitude alcançada assim pela humanidade e por cada homem. Angústia porque não há mais lugar em si onde o espírito humano possa se firmar. A medida da fé está em sua desmedida. Sua sabedoria, no rejeição de toda sabedoria com um pontapé alado ao voar. (25.12.62; A Subida ao Fundo do Coração, p. 300.)
Angústia por todos os que não ouviram a mensagem pascal, por aqueles que, tendo ouvido, não lhe dão atenção.
Todas essas profecias de que o Espírito será dado! Ah! que angústia! Onde está o Espírito? (14.4.63; A Subida ao Fundo do Coração, p. 311.)
A angústia se torna terrível, metafísica, quando a questão do Bem-Mal é superada - ou melhor, quando ela se revela em sua verdade nua e não mais nos objetos nos quais os homens tentaram significá-la e delimitá-la. Angústia do sat-asat puro.
E os homens querem soluções conceituais - fórmulas prontas como as que saem de um computador - para seu problema: Cristianismo-Vedanta. A solução está apenas na angústia originária da pessoa. (7.9.70; A Subida ao Fundo do Coração, p. 389.)
